Um dos assuntos que estará em foco este ano é a revolução do Big Data. O Big Data oferece novas oportunidades e abre caminhos para estudos sociais e científicos, diversificando e aumentando a forma de como valor é agregado aos negócios. A maioria das empresas está no inicio da sua curva de aprendizado no uso da tecnologia.

De acordo com o relatório da Capgemini Consulting, apenas 13% das empresas contam com iniciativas de Big Data na produção em larga escala e 8% descreveram atividades como muito bem sucedidas. O relatório ainda indica que quase 60% das organizações acreditam que o Big Data vai abalar os segmentos nos quais atuam nos próximos três anos, porém, somente 13% o adotam na produção em larga escala.

No entanto, o levantamento constatou também que, mesmo com oito em cada dez organizações disporem do uso do Big Data, a maioria ainda não está obtendo sucesso com a ferramenta. Dos entrevistados, apenas 27% dos questionados descreveram suas atividades como bem sucedidas e 8% como muito bem sucedidas, enquanto muitos estão tentando comprovar sua efetividade, com uma taxa média de sucesso de 38%.

Ainda de acordo com o levantamento, alguns fatores podem ser essenciais para que o projeto evolua. Confira abaixo alguns pontos que foram levantados pela Capgnemini por meio dos entrevistados:

  • Estrutura organizacional bem definida – as empresas que têm unidades analíticas de negócio com responsabilidade na geração de lucro têm chances 2,5 vezes maiores de executar atividades bem sucedidas de Big Data do que aquelas que executam projetos de análise ad-hoc dispersos.
  • Roteiro e critério claros para seleção de uso – organizações que dispõem de um roteiro definido têm mais chance de obter sucesso do que aquelas que não têm (51% contra 22%). Da mesma forma, organizações que lançam mão de um critério para a escolha do seu uso estão operando com um índice de sucesso de 53%, contra 29% obtidos por aquelas que não o tem.
  • Corrija o seu modelo operacional – o sucesso na adoção do Big Data envolve vários fatores – governança, gestão de dados, competências e tecnologia. É essencial que as organizações desenvolvam cada um destes fatores corretamente.
  • Adote uma abordagem interativa – as organizações precisam trabalhar livremente com provas de conceito para escolher os melhores casos de uso. Elas podem se beneficiar criando versões básicas e, depois, recriando versões mais avançadas.
  • Garanta o envolvimento dos acionistas para garantir o investimento – os executivos precisam convencer os acionistas sobre o valor do Big Data, para que consigam assegurar a aprovação e o financiamento de suas atividades.
  • Gerencie os riscos de segurança – a adoção do Big Data gera uma série de riscos relacionados à privacidade. As organizações precisam estabelecer mecanismos de proteção sólidos.

Com Capgemini Consulting