Equipamento é distribuído no Brasil pela Broadtec, principal distribuidora da fabricante no país; plataforma aberta da Arista tem suporte da Microsoft, SAP e VMware
A Broadtec lança no Brasil a nova série de switches 7000 X, da Arista Networks, com uma arquitetura que entrega 10 vezes mais eficiência que o principal fabricante da indústria. Melhor programabilidade, controle de redes virtualizadas, aprimoramento na gestão de energia e performance otimizada para nuvem e data centers são as principais características do novo equipamento.
“A inovação da Arista permite a simplificação no cabeamento de rede, a consolidação dos servidores, a migração de dados entre redes físicas e virtuais, controle de IPs, bem como seu emprego para uso em big data”, afirma Rogério Costa, CEO da Broadtec. “A tecnologia possibilita a redução do investimento entre 30% e 70%, e economiza até 30% de custos na operação, se comparado com switches baseados em chassi”, explica.
A série 7000 X da Arista utiliza o software Arista EOS, uma plataforma aberta, que integra qualquer equipamento da fabricante, independente do modelo – e auxilia na arquitetura de redes escaláveis. A plataforma Arista EOS tem o apoio de um ecossistema de parceiros que inclui gigantes da indústria como Microsoft, Palo Alto Networks, SAP, VMware, Splunk, Riverbed, F5, e Aruba.
Entre os novos equipamentos estão os switches 7300 X e 7250 X, ambos funcionando com o mesmo sistema operacional. A série complementa a tecnologia de rede denominada pela Arista de “Leaf Spine”, em que os switches funcionam como a espinha dorsal da rede, que organiza o tráfego utilizando os melhores paths de rede entre as camadas 2 e 3 no mesmo equipamento, enquanto outros switches controlam o tráfego de dados entre os servidores com as tradicionais hierarquia de redes.
Alternativa
A linha Arista 7300 é composta de três modelos de chassis: o Arista 7304, 7308 e 7316 com 4, 8 e 16 slots respectivamente. Os três compartilham uma arquitetura resiliente, que suporta até 512 portas de 40GbE ou 2.048 portas de 10GbE, com performance de rede de até 40Tbps (terabits por segundo). A série X modular suporta interfaces 10G-Base T, SFP e QSFP de 40G e possui ventilação redundante frontal ou traseira.
Para se ter uma ideia, dois switches Arista da série 7316 podem ser alocados em um único rack de 42RU, suportando mais de 4 mil portas de 10GbE. O consumo de energia é abaixo de 3W por porta, e o equipamento apresenta latência menor de 2 microsegundos. Um par de switches 7300 substitui dois switches da principal fabricante do mercado, com uma escala 10 vezes maior em número de portas, suportando maior tráfego, melhoria na latência e eficiência no que tange ao consumo de energia.
Em paralelo, o Arista 7250X é uma solução de alta densidade, que funciona com 64 portas de 40GbE ou até 256 portas de 10GbE em um rack compacto, com redundância e hot swap de fontes de energia e ventilação.
Sobre a Broadtec
A Broadtec atua em São Paulo e no Rio de Janeiro com o desenvolvimento da infraestrutura de redes de telecomunicações e TI. A empresa é a principal distribuidora da Arista hoje no Brasil. Seus principais clientes são: Cyrela, Rede Globo, HP, Depuy, TIM, Total, IBP, Barra Energia, Novartis, Odontoprev, entre outros.
Com o objetivo de atender a um portfolio completo de serviços na área de infraestrutura de TI e telecomunicações, a Broadtec organizou suas operações em três áreas distintas de negócios:
Broadtec Services – foco em soluções de infraestrutura para ambientes de TI e telecom como data centers, call centers e salas técnicas, fornece os seguintes serviços: criação de projetos, realização de consultoria e auditoria em TI e telecom, assessment e planejamento de moving; cabeamento; instalações elétricas e outros equipamentos necessários como sistemas de monitoramento de temperatura e umidade; instalação de controles de acesso e serviços wireless; bloqueadores de wi-fi.
Broadtec Networks – em parceria com a Arista, a Broadtec trouxe ao Brasil soluções inovadoras de LAN Switching, cloud networking, big data, virtualização, signalsintelligence, lawfulintercept e radar systems, com aplicação em diversos segmentos.
Broadtec Outsourcing – para completar o portfolio de serviços em tecnologia, a Broadtec também oferece aos seus clientes o serviço de outsourcing, com equipes para fieldservices, help desk, servicedesk e gerenciamento de projetos.