A Arista, fabricante de equipamentos de rede e switches para cloud computing e data centers, acaba de lançar uma nova ferramenta para otimização e gestão de redes de larga escala, o Smart System Upgrade (SSU). O software acompanha o Arista E/OS, um sistema operacional de plataforma aberta, criado pela empresa, para gerenciamento de redes SDN (Software Defined Network). No Brasil, a Broadtec é distribuidora das ferramentas e equipamentos Arista.

“O SSU permite que desenvolvedores customizem a rede da forma que o ambiente necessita”, lembra Rogério Costa, diretor da Broadtec. “Isso é fundamental para redes de larga escala, complexas, e que trazem consigo um número enorme de processos ativos. A mudança que a Arista oferece é clara: estamos deixando de lado as ferramentas que só permitiam a configuração da rede, para entrarmos em uma era em que é possível programar a rede de modo que ela ofereça eficiência, disponibilidade, e flexibilidade.”

O SSU possibilita automatizar a programar o comportamento da rede durante o processamento de pacotes permitindo, assim, seu alinhamento com outros sistemas de missão crítica na nuvem, ou em data centers. A ferramenta funciona em camadas múltiplas, desde as plataformas de orquestração, sistemas de ticket até plataformas de virtualização. Conheça alguns componentes-chave do aplicativo:

Camada de orquestração – o SSU provê interconexões programáveis com a camada de orquestração e aplicações e sistemas de automação para desenvolvedores, como Puppet, Chef e Ansible, permitindo que a carga seja balanceada entre os sistemas, e reposicionando o tráfego antes de qualquer parada programada na rede;

Camadas de virtualização e gerenciamento da nuvem – O SSU se integra ao VMware, Microsoft System Center e ao Open Stack, também permitindo a migração da carga nesta camada. A integração com o sistema de gestão automatizada de eventos do EOS Arista possibilita que esse balanceamento seja feito a partir de dados como carga, disponibilidade de link e outras condições;

Camada de rede – O Arista EOS permite o controle da estrutura de topologia da rede, habilitando upgrades coordenados entre switches adjacentes e roteadores;

Sistema operacional – O Arista EOS, com seu sistema de multiprocessamento e compartilhamento, oferece a possibilidade de se reiniciar sistemas e processos de forma independente e programável.

Sobre a Broadtec
A Broadtec atua em São Paulo e no Rio de Janeiro com o desenvolvimento da infraestrutura de redes de telecomunicações. A empresa é a principal distribuidora da Arista hoje no Brasil e concentra sua atuação em três áreas de operação: Services, Networks e Outsourcing. Seus principais clientes são: Cyrela, Rede Globo, HP, IBM, Novartis, Odontoprev, Promon, entre outros.