As perspectivas de progresso para a nuvem híbrida em termos de interoperabilidade são otimistas para este ano. Em 2014 foram realizados progressos significativos, mas a nuvem ainda está nos estágios iniciais. O OnApp está construindo um modelo para permitir que os prestadores de serviços possam revender o seu excesso de capacidade entre si, mas a carga de trabalho de migração ainda não é uma proposta totalmente automatizada.

Possivelmente vamos ver mais empresas participantes neste campo dando mais ênfase sobre as tecnologias e serviços reais que vão fazer vários modelos de nuvem interoperar de maneira significativa para os consumidores. Essas tendências de tecnologia devem ganhar ainda mais força em 2015.

O termo Big Data, deve ainda ser um dos grandes destaques nas manchetes em 2015, especialmente com a Internet das Coisas infiltrando no local de trabalho. Um pouco do brilho pode começar a se desgastar quando alguns pioneiros realmente começarem a cavar as tecnologias disponíveis. No entanto, será necessário ficar atento com algumas tecnologias que carecem de integração e usabilidade, visto que muitas apresentam potenciais armadilhas.

Não vai demorar muito para começarmos a presenciar mais estudos de caso emergirem com alguns desses pioneiros, onde o investimento real em big data produziu resultados impressionantes e que valem a pena serem considerados (ROI sempre ajuda a vender a tecnologia). Também podemos começar a ver a consolidação entre as empresas de software do ecossistema que se especializam em análise e visualização, como os fornecedores de plataformas de software centrais que começam a abocanhar essas soluções para completar as suas capacidades para usuários corporativos.

Por fim, a Internet das Coisas vai se arrastar mais e mais para a vida dos consumidores; e consequentemente para o espaço no ambiente de trabalho. Tecnologias wearables vão ser amplamente adotadas e com o tempo, vamos começar a verificar o modismo se transformar em verdadeiro valor agregado. É difícil prever os casos de uso reais, mas você pode ter certeza de que as tecnologias que melhoram a vida pessoal das pessoas vão em breve começar a tornar-se parte de sua vida profissional também.

Com Tech Radar