Cloud Computing, ou computação na nuvem, é uma tecnologia que permite armazenar e usar ferramentas e dados na nuvem, que podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer momento por meio da internet. O termo usa o conceito de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da internet.

Uma das maiores vantagens da Cloud Computing é que ela pode diminuir consideravelmente os gastos com hardware e licenças de softwares. O PC se torna apenas um modo de entrada. Desde que esteja conectado à web, um computador com autorização pode usar qualquer aplicação, dado e arquivo disponível em um servidor na nuvem. Isso torna os trabalhos colaborativos mais fáceis em ambientes corporativos.

Além de facilitar o dia a dia, grande parte das aplicações na nuvem é gratuita e, quando há necessidade de pagar por elas, é possível contratar apenas os recursos que serão usados, o que sai bem mais barato que comprar licenças de programas completos para todas as máquinas da empresa.

Companhias como Google, Microsoft e Amazon oferecem várias opções de soluções gratuitas e pagas na nuvem. Os valores dos pacotes variam de acordo com o número de usuários e o tamanho do espaço de armazenamento contratado. O administrador só precisa estudar a melhor proposta e cadastrar seus usuários para ter acesso a e-mails, editores, agenda e outros serviços sem precisar instalar nada.

É possível ainda armazenar bancos de dados inteiros na nuvem com elasticidade garantida e suporte a linguagens de programação. Também não é necessário se preocupar com manutenções e atualizações, pois isso fica por conta do fornecedor.

Além de reduzir custos e facilitar o dia a dia, a implementação da cultura de serviços na nuvem em uma empresa pode ser feita gradualmente, começando pelas ferramentas mais utilizadas no dia a dia, como e-mails e editores de documentos e planilhas.