Quando há um grande volume de dados, nada é simples. No entanto, não deixe que ninguém diga como começar a analisar seus dados quando optar por Big Data. Se suas necessidades iniciais exigirem uma enorme armazenagem de dados, assegure uma forma única de análise e a aquisição de ferramentas assertivas e de talentos que possam contribuir com essa tarefa.

Separe uma amostra

A prática mais adequada para abordar o problema de analisar um enorme volume de dados é dividi-lo. Comece com uma amostra razoável, mas não se esqueça de verificar se sua organização está devidamente equipada para fornecer amostras adequadas para análise estatística e mineração de dados.

O primeiro desafio para analisar seus dados é organizá-los para uso em operações diárias. Qualquer processo de amostragem utiliza recursos e pode atrasar as respostas para outras operações. Se os dados não forem organizados com a amostragem em mente, podem ocorrer alguns desafios técnicos.

Os dados que você deseja podem estar distribuídos por diferentes fontes ou podem estar em apenas um banco de dados e precisar de algumas consultas complexas para obter a amostra necessária. Pode ser que um banco de dados esteja mal adequado para seus propósitos.

Próximo passo

Agora que você tem uma amostra, pode executar a exploração de dados e modelagem. Entretanto, pode haver momentos em que você encontrará um problema complexo que exigirá uma amostra maior. Quando se trata de implantação, o mais fácil é manter modelos simples (equações ou outras regras usadas para fazer previsões ou opções para o uso do negócio). Alguns modelos são tão complexos que podem ser indescritivelmente difíceis de implementar, especialmente em sistemas operacionais com armazenamentos de dados distribuídos.

Mantenha modelos simples, pois a complexidade nunca tem uma base racional no mundo real. Outros detalhes da implementação do modelo variam de acordo com a circunstância. Trabalhar em estreita colaboração com a sua equipe de TI dentro de sua organização facilitará qualquer modelo. O melhor a fazer para facilitar o processo é abrir o diálogo com antecedência, para ser claro sobre o que pretende fazer e escutar respeitosamente o que seus colegas têm a dizer. Eles têm experiências diferentes, estão cientes de outros problemas e têm a autoridade e controle para cumprir suas metas.

Com Forbes