Você sabe que deseja mover para a nuvem, mas não sabe por onde começar ou como fazer um orçamento? A boa notícia é que você não está sozinho. A computação em nuvem é o item que está em segundo lugar em perspectiva de maior crescimento de TI no ano de 2015, atrás apenas de segurança, de acordo com o estudo realizado pela Computerworld. Projetos de nuvem também estão no topo da lista este ano como uma das mais importantes prioridades de TI dos CIOs.

Um estudo de computação em nuvem conduzido pelo IDG descobriu que a maioria das organizações de TI ainda está tentando descobrir quais operações são boas para a hospedagem em nuvem. A menos que você pretenda colocar tudo na nuvem, escolha as opções que ofereçam a migração mais fácil, com menos risco e retorno mais rápido. Confira aqui cinco dicas para fazer a transição para a nuvem e para obter o máximo de retorno com os investimentos:

Comece com o novo material – qualquer novo projeto deve ser visto com um viés de cloud primeiro. Se um provedor de serviços pode oferecer funcionalidade comparável ou superior ao que você pretende adquirir a partir de um pacote de soluções, então isso é um candidato ideal. A implantação ou modernização de aplicativos voltados para usuários, tais como automação da força de vendas e colaboração são naturais para hospedagem. E não há dados legados para migrar.

Concentre-se em movimentos para reduzir OPEX – despesa operacional é o desafio de muitas organizações de TI. As equipes de TI gastam tempo demais em questões operacionais, e muito pouco tempo na estratégia de TI e desenvolvimento de aplicativos. A nuvem pode descarregar muitas tarefas operacionais que as equipes de TI estão fazendo e fazer um melhor fluxo de negócio.

Identifique os servidores solitários – o que acontece na maioria das empresas hoje é que grande parte dos seus servidores estão recebendo níveis baixos de utilização. Uma opção seria você virtualizá-los, no entanto, outra alternativa seria migrar os dados e aplicativos a um provedor de infraestrutura de nuvem. Se você sabe o que seus custos operacionais são para os servidores, você pode facilmente calcular o ROI de hospedagem em outros lugares.

Siga a multidão – o levantamento da IDG identificou que a utilização de e-mail, CRM, armazenamento de dados e de recursos humanos, serão as cinco principais aplicações em nuvem mais popular. Dos entrevistados, mais da metade planejam migrar dentro de três anos para a ferramenta. Você não só vai ter a escolha mais robusta de aplicações, como também uma grande comunidade de usuários para ajudá-lo nesse processo.

Seja um herói – o estudo também identificou que aqueles que investirem o quanto antes na adoção da nuvem, podem ter mais sucesso nos negócios. Portanto, olhe para os projetos em sua lista de tarefas que podem ser implementados usando um provedor de um serviço de software as a servisse com tempos de rotação adequados e mais apoio para as suas ambições em nuvem.

Com CIO