A rede mobile está enfrentando um acréscimo explosivo de tráfego de dados conduzido por demandas de negócios e consumidores com o objetivo de entregar o mais rápido possível um conteúdo rico em dados. O avanço de aplicativos de banda larga e serviços como streaming de vídeo, navegação na internet e downloads de arquivos está fazendo com que operadoras móveis lutem para gerenciar o impacto desses serviços em sua rede sem afetar o serviço ao cliente.

O Software Defined Networking (SDN) está gerando muita excitação e chegou na hora certa. O SDN oferece as redes das operadoras, controle mais flexível ao tráfego da rede através da possibilidade de programação, aliviando a pressão nos investimentos em bens de capital enquanto ao mesmo tempo provê um caminho para novas oportunidades de renda.

O SDN vem de várias formas. A maneira mais fácil de entender é aquele usado com rede óptica onde há switches no controle para processar e redirecionar a entrada de novos dados. Anteriormente as funções de controle eram construídas dentro de um hardware, mas agora elas são desenhadas com funções mais amplas e mais flexíveis como parte da comunicação de controle de software entre dois dispositivos para instruí-los no que eles precisam fazer com os dados.  A potencialidade pode ser estendida para switch Ethernet, IP routing, e qualquer outra tecnologia que a operadora quiser ativar com essa funcionalidade melhorada.

O resultado é um software de rede inteligente que é mais eficiente em transmitir dados. SDN providencia um custo efetivo para maximizar a transmissão de infraestrutura atual de operadoras de serviço e cria a ponte para a brecha antes que o próximo nível de tecnologia de transmissões se torne disponível. Outra providência é a de trazer uma maneira muito melhor para que a rede se adapte aos incontáveis números de aplicativos que estão surgindo, e para monetizá-los de uma forma que satisfaça as necessidades desses aplicativos.

Nós já estamos vendo indicações de que vai acontecer um grande boom no mercado de SDN nos próximos anos. A analista global IDC recentemente previu que o mercado de SDN vai aumentar 733%, passando de 960 milhões de dólares, para mais de 8 bilhões de dólares em 2018.

Da perspectiva de um cliente, a maior oportunidade que o SDN traz é a rápida disponibilidade de novos e inovadores produtos e serviços. Um ambiente de SDN aberto tem um enorme potencial para usuários e operadoras. A inovação poderá ser conduzida a um ritmo sem precedentes ao disponibilizar uma rápida e fácil introdução de novas funções e aplicativos escritos por vendedores, desenvolvedores terceirizados, e até mesmo as próprias operadoras.

A riqueza de benefícios oferecidos pelo SDN irá se tornar o núcleo de uma base de quaisquer redes mais rápidas, eficientes e adaptáveis. Com o crescimento de dados de aplicativos, operadoras móveis vão ter que encontrar respostas para o constante crescimento de demanda por consumidores e negócios.

Construir essa base não ocorrerá da noite para o dia, mas quanto mais cedo as operadoras derem os passos iniciais na escada do SDN, mais provável será criar com mais eficiência e agilidade infraestruturas que vão ajudar a entregar serviços que os separa de seus competidores.

Com Telecoms Tech