Empresas como Apple e Amazon têm anunciado várias iniciativas para diminuir o gasto de energia de sua produção para reduzir suas emissões de gás carbônico no meio ambiente. Mas não são só as grandes empresas que se preocupam com o consumo de energia.
De acordo com o Gartner, uma infraestrutura inteligente de gerenciamento de data center pode cortar custos operacionais em 20% a 30%. As especificações das redes de data center são conhecidas por serem um desafio do ponto de vista energético. No entanto, é possível reduzir consideravelmente os gastos com energia em redes dos mais variados tamanhos. Veja algumas alternativas:
Estudo da rede
Conhecer em detalhes o data center é um dos primeiros passos para diminuir o gasto de energia de seus componentes. Há várias ferramentas que proporcionam controle em tempo real de componentes e conexões físicas de data center. Todas as informações sobre ele, incluindo servidores, roteadores, armazenamento, quadros de distribuição, aparelhagem, entre outros, devem ser documentadas.
A tarefa pode parecer exaustiva, mas serve para orientar as primeiras mudanças que vão permitir a diminuição dos seus gastos. Assim será possível, por exemplo, identificar componentes subutilizados para otimizá-los e consequentemente reduzir seu consumo de energia.
Resfriamento
As ferramentas que proporcionam controle em tempo real também devem ser usadas para monitorar a temperatura dos sistemas. O acompanhamento permite verificar se o resfriamento está alinhado com as necessidades da sua rede e assim diminuir o desperdício.
Monitorando constantemente uma rede de data center será possível desligar o ar condicionado de salas refrigeradas em excesso, desligar servidores inativos e estudar o uso de opções complementares de resfriamento, como água.
Virtualização
Por meio da virtualização é possível fazer com que um grande volume de dados seja armazenado por menos máquinas. Criar várias máquinas virtuais em um número menor de máquinas físicas ajuda a diminuir os gastos com componentes e conexões físicas e toda a manutenção que eles exigem. Há softwares que fazem esse tipo de trabalho.