A computação em nuvem mudou o modo como os executivos enxergam a tecnologia. Com uma propensão maior para abraçar as tendências emergentes do big data, computação mobile e negócios sociais, os empresários precisam, no entanto, lidar com seus investimentos de tecnologia de informação. Para esses executivos, a nuvem fornece uma rápida e fácil maneira de implementar mudança de negócios e encontrar novas maneiras de engajar seus clientes.

A nuvem oferece uma plataforma para uma experimentação em tecnologia, um rápido desenvolvimento e distribuição que costumava ser da competência do departamento de TI. Tudo isso significa que quando um orçamento de uma empresa de TI está amarrado com as operações e manutenções, outros gerentes de negócios estão se voltando para a computação em nuvem para expandir os seus negócios.

Os negócios se moveram para as nuvens e o ritmo de como fazê-los se tornou dramaticamente mais rápido. A mudança é constante. Três tendências na computação em nuvem estão emergindo e poderão ajudar na rápida adoção à nuvem. Veja:

1. Ligar sistemas de arquivos com a próxima geração de sistemas de engajamento

Companhias estão integrando os sistemas que sustentam as operações internas da empresa – como o RH, finanças, ou o gerenciamento de armazenamento – para os sistemas, como o e-mail, rede social ou com foco em colaboração, que são usados para conectar com funcionários, parceiros e clientes. A ideia é fazer o uso mais produtivo e criativo de todos os dados que as empresas estão coletando. Ao se tornar uma plataforma escalável e ágil, a nuvem passa também a ajudar essa tendência.

2. Usar nuvens para acelerar a inovação

A nuvem está criando uma base para um modelo de conjunto flexível, não só para ligar em investimentos de tecnologias antigas que as empresas tenham feito, mas também para permitir que transformem rapidamente seus modelos de negócios. Empresas estão pegando serviços e dados e estão os ligando entre si para criar aplicações novas e inovadoras ou processos de negócios. Ao usar um ambiente de nuvem aberto que é seguro, a informação é protegida.

3. Automatizando serviços em um ambiente híbrido de nuvem

Grandes organizações podem ver e controlar como seus serviços estão sendo usados para proteger a segurança e a privacidade de suas organizações ao automatizar serviços na nuvem. Eles podem desenvolver aplicativos, criar tecnologias baseadas em modelos de negócios, ou trabalhar com comunidades colaborativas. Essa é uma nova maneira de pensar abordagens antigas na computação em nuvem no qual organizações acreditavam que estavam perdendo o controle sobre seus recursos que estavam hospedados em grandes “data centers” centralizados. Agora é muito mais fácil para as organizações se tornarem mais ágeis.

A nuvem não é mais somente para técnicos. Gerentes estão respondendo para as reais oportunidades que a nuvem oferece para desenvolver novos modelos de negócios, forjar novos laços com clientes, e usar a expertise dos funcionários e parceiros. De uma tecnologia que era inicialmente adotada para a eficiência e a economia nos custos, a nuvem emergiu em uma usina geradora de inovação pelas empresas.

Com Forbes