Software de código aberto (do inglês open source software ou OSS) agora possui um papel permanente nas empresas de TI pelo mundo. A consultoria Gartner prevê que a tecnologia de código aberto será incluída em 85% de todos os pacotes de software em 2015 e a tendência é que 95% das organizações em TI impulsionarão o OSS.

Um dos segmentos que mais crescem com o código aberto é o Software Defined Networking (SDN), que simplifica a configuração e a gestão da rede de TI separando o controle da rede física de infraestrutura.  O mercado de SDN é projetado para saltar de 360 milhões de dólares para 3.52 bilhões em 2018.

Veja aqui 10 razões para usar código aberto do SDN e entender porque esse segmento está crescendo tão rápido:

1. Código com melhor qualidade – Remover limitações de empresas e permitir que os desenvolvedores participem, debatam, e se comprometam a inspirar a si mesmos explica porque códigos escritos nas comunidades de código aberto possuem melhor qualidade e não se degradam com o tempo.

2. Inovação rápida – Imagine poder utilizar serviços e produtos sem se preocupar com a rede. Ter mais controle em sua rede por SDN aberto significa que você pode inovar independentemente do hardware e software. Suas habilidades para construir novos produtos e serviços aumentam dramaticamente ao focar no que mais importa. Companhias se envolvem em softwares colaborativos para avançar em objetivos corporativos e se beneficiar na inovação da indústria.

3. Segurança – Apesar da segurança ser vista como um ponto fraco para o software aberto, certamente não o é hoje. Na pesquisa anual do “Future of Open Source” de 2014, 72% das empresas disseram que escolheram especificamente o código aberto por causa da segurança. Isso tem a ver com a transparência do código aberto assim como o exame detalhado que é recebido por todos os usuários.

4. Comunidade – Código aberto tem o poder de construir comunidades de pessoas que acreditam em tecnologias e são apaixonadas em torná-las reais. Os participantes são tão espertos como são poucos – qualquer um pode participar apesar de sua afiliação, e adicionar para a confiança coletiva cerebral em superar os desafios da indústria mais difíceis juntos. Não apenas faz indivíduos mais espertos, mas também contribui para as empresas que se beneficiam com um esforço maior em pesquisa e desenvolvimento.

5. Liberdade – Você não está preso a uma única visão de um vendedor. Se você precisar mudar algum aspecto, migrar ou utilizar novos serviços, você pode fazer isso participando na comunidade de código aberto e ser parte da mudança. A habilidade para acessar a fonte do código, adicionar características e consertar o código, permite que você mesmo escolha uma razão para utilizar o código aberto.

6. Adaptabilidade – O desenvolvimento do modelo de código aberto permitiu que o software se adaptasse rapidamente com o passar do tempo. Legado e protocolos emergentes podem ser implementados se desejados. O código aberto de SDN pode evoluir junto com a indústria.

7. Escolha – Não há bala de prata em uma rede. A variedade de soluções é usada para resolver diferentes necessidades. Com o SDN aberto, usuários podem pegar o que funciona para eles contra o modelo padrão de propriedade de software “de-um-tamanho-para-todos”. Hoje há mais de 1 milhão de projetos de códigos abertos com mais de 100 bilhões de linhas de códigos com 10 milhões de pessoas contribuindo.

8. Interoperabilidade – A maioria dos negócios utilizam soluções de mais de um vendedor para preencher suas necessidades. Em comum, a plataforma de código aberto pode tornar interoperável e também  escolher a solução certa contra ficar preso em uma única solução que não satisfaz suas necessidades.

9. Padrões de fato – O código aberto se junta aos esforços padrões. Ao acelerar o desenvolvimento dos ciclos do software, a solução do código aberto se torna um padrão que se encaixa naturalmente aos esforços padrões.

10. Retorno em investimento maximizado – Não só custa menos, mas também é mais fácil para escalar com o tempo do que contar com um sistema proprietário que acrescenta mais custos e complexidade conforme cresce.

Com Huffington Post