Você tem os seus fornecedores favoritos? O que será que os diferencia dos demais? A chance de ser só por causa do custo é baixa. Sim, os melhores fornecedores oferecem seus recursos e serviços por um preço razoável, mas o relacionamento com um fornecedor vai muito mais além.

Existem os fornecedores que se tornam parte da estratégia da empresa e são orgulhosamente apresentados como parceiros, e também há os fornecedores que não atendem às expectativas e falham ao cometer erros, prejudicando o sucesso de ambos. Entender o que exatamente você quer de seus fornecedores é essencial para aumentar as chances de obter os resultados que atendam aos seus interesses.

Confira seis obrigações que um fornecedor deve assumir sem dificuldades:

1. Conhecimento

Os fornecedores devem ser especialistas em todos os serviços profissionais que eles possuem. Eles devem ter o conhecimento das melhores práticas do mercado e devem saber como aplicá-las e adaptá-las em estratégias.

2. Qualidade

Você recebe o que você paga, é claro, mas você também não recebe mais do que você solicita. Isso é especialmente verdade no que diz respeito à qualidade dos produtos e serviços que são entregues pelo fornecedor. É preciso exigir que os fornecedores constantemente concedam evidências de que estão providenciando os melhores produtos e serviços de qualidade que eles prometeram entregar. Quanto mais cedo você apontar os erros, mais cedo o alinhamento será realizado sem atrasos ou falhas.

3. Colaboração

Você não conseguirá alcançar transformações inovadoras se não possuir um relacionamento colaborativo entre a sua empresa e a de seu fornecedor. Sem confiança, não é possível compartilhar conhecimentos específicos que possam colaborar para encontrar soluções mais baratas, melhores ou mais rápidas.

4. Responsabilidade

Um fornecedor necessita ser responsável pelo tempo, custos e pela qualidade. É exigido dele o profissionalismo e a expertise. Ele deve assumir a responsabilidade por todas as ações em que for solicitado.

5. Aperfeiçoamento contínuo

Um ótimo fornecedor demonstra aperfeiçoamento contínuo na entrega de seus produtos e serviços. Deve sempre fornecer recursos competitivos e estar antenado com as novidades do mercado.

6. Comunicação

Nenhuma relação pode ser bem sucedida sem uma boa comunicação. Fornecedores devem ser proativos, comunicar questões e identificar degradações em potencial em seu serviço antes que a situação se torne crítica.

Com Computer World