Apesar de entenderem os benefícios da virtualização, como alta disponibilidade, mobilidade de máquinas virtuais e consolidação, muitos administradores de TI não têm a virtualização como sua principal responsabilidade e acabam atrasados no início do processo de implementação da tecnologia.

Você sabe quais são os aspectos mais importantes a serem considerados em um processo de virtualização? Conheça a seguir os seis elementos necessários para administrar um processo de virtualização bem sucedido:

Descobertas

Descubra o que acontece na sua rede. Isso deve guiá-lo no entendimento da saúde e dos riscos de seus ativos virtualizados, como máquinas virtuais, armazenamento de dados e discos rígidos virtuais. Assim, será possível apontar as mudanças que ocorrem, especialmente os sistemas que podem quebrar ou situações que podem levar à lentidão de aplicações e, por consequência, à experiência pobre do usuário.

Alertas

Desenvolva uma maneira simples de saber quando algo dá errado. A essência desse aspecto é garantir que os profissionais não tenham de estar o tempo inteiro em frente a um monitor. As informações em destaque devem permitir tomar ações corretivas para resolver o problema.

Solução de problemas

Encontre a raiz do problema. O foco deve ser na resolução do problema certo em vez da perseguição a falsas causas. Estar apto a descobrir rapidamente a causa de problemas em ambientes virtuais permite remediar situações muito mais rapidamente. Além de ganhar experiência, profissionais de TI evitam ter de passar noites e finais de semana nos data centers.

Remediação

Resolva o problema. O mais importante é ter seu data center funcionando o mais rápido possível. Para um administrador de um ambiente virtual, é uma corrida contra o tempo. Cada minuto que uma aplicação ou sistema passa sem funcionar é uma oportunidade perdida e, frequentemente, dinheiro perdido.

Otimização

Seus sistemas devem rodar de maneira eficiente e efetiva. A chave é gerenciar mudanças no seu ambiente da melhor maneira possível. As mudanças podem ser configurações na infraestrutura, tanto no hardware quando no software, ou no ambiente virtualizado do data center com mudanças de recursos e migração de máquinas virtuais.

Automação

Ao automatizar seu data center, é possível eliminar tarefas repetitivas e remediar problemas bem conhecidos automaticamente. Assim, os profissionais podem direcionar seus esforços a funções mais valiosas, como design de arquitetura ou orquestração de workflow.

O Data Center Architecture Assessment Service da Broadtec ajuda a entender o atual estado de sua arquitetura. Entre os benefícios está uma fácil transição para um data center virtualizado ou implementação de SDN, além do alinhamento das aperações de TI com serviços de TI e afins.

Com Networking Computer