À medida que as necessidades dos negócios evoluem rapidamente, acordos de outsourcing em TI vão ficando obsoletos. Por isso, não se deve perder tempo na renovação dos contratos para ter acesso a novas opções e cortar custos.

As estratégias digitais agora fazem parte das prioridades de todos os negócios. CIOs precisam pensar em como implantar tecnologias como mobilidade, big data, analytics e cloud. Especificamente, há cinco áreas que as empresas devem examinar para descobrir em quais aspectos seus atuais acordos de outsourcing devem ser atualizados. Confira:

Novas soluções

Há várias novas maneiras de entregar serviços de TI atualmente. Cloud computing ocupa o topo da lista. Porém, o uso de máquinas treinadas para desempenhar tarefas tipicamente executadas por humanos também está crescendo. Outra tendência é o aumento de utilitários de serviços. Em serviços financeiros, por exemplo, fornecedores de serviços conseguem entregar soluções de maior qualidade e custos mais baixos para processos como antilavagem de dinheiro.

Novos fornecedores

A hora é ótima para considerar novos fornecedores para desempenhar alguns ou todos os serviços de TI, implementando uma abordagem definida em inglês como “best-of-breed”, ou seja, a compra dos melhores serviços de cada fornecedor.

Reestruturação

As empresas devem considerar organizar seus acordos de outsourcing em TI de acordo com o que é importante para o negócio e não segundo os níveis de serviços tecnológicos. Ao professor Theodore Levitt, da Harvard Business School, foi creditada a frase: “As pessoas não querem comprar uma broca de 4 polegadas. Elas querem que o buraco seja de 4 polegadas.” O mesmo se aplica a outsourcing. É preciso pensar no que é importante para o cliente e não para o fornecedor. Muitos modelos dão aos clientes de serviços de TI um grande controle sobre o que estão comprando.

Tendências emergentes

Mobilidade, analytics, mídias sociais, internet das coisas – há um número crescente de tecnologias cada vez mais importantes para todos os negócios que podem não estar inclusos nos acordos atuais de outsourcing. Em alguns casos, uma empresa pode decidir buscar novos contratos focados exclusivamente em novas tendências, mas, na maioria dos casos, isso não faz sentido. É preciso examinar contratos existentes para entender como incluir esses serviços.

Reconciliação

Esse é o tipo de recalibragem que tradicionalmente acaba durante um acordo de outsourcing. Clientes voltam e renegociam termos existentes em áreas em que o preço ou a performance estão fora de linha ou onde as necessidades dos negócios cresceram ou diminuíram.

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