Empresa, fundada em 2008 e que fez seu IPO no ano passado, figura, junto ao principal player do mercado, como líder em soluções de redes para data center 

A Arista, fabricante de equipamentos de rede e switches para cloud computing e data centers, acaba de ser posicionada como “líder” pelo Gartner, no Quadrante Mágico 2015 para redes de data centers. “As organizações devem considerar a Arista para qualquer solução para redes de data centers”, informa o relatório.

A Broadtec é uma das únicas empresas brasileiras que distribui e implementa soluções de redes utilizando as soluções da Arista. “Existem muitas oportunidades no mercado brasileiro, que é maduro no que tange às soluções mais tradicionais de data center, mas que agora deverá passar por uma fase intensa de renovação da arquitetura para suportar o aumento da demanda por velocidade, performance e resposta. De fato, a internet e as aplicações na nuvem estão exigindo uma renovação dessa arquitetura por soluções que tenham alta escalabilidade  e desempenho”, avalia Rogerio Costa, CEO da Broadtec.

A Arista foi apontada como o fornecedor de mais rápido crescimento neste Quadrante Mágico, sendo a terceira maior empresa neste segmento, em termos de market share e interesse. Para o Gartner “A Arista oferece uma solução física para redes que pode ser integrada em qualquer arquitetura de redes. A empresa tem uma arquitetura simples e escalável, desde soluções menores até grandes ambientes”. Além disso, os investimentos da Arista no EOS [seu sistema operacional] tornaram o sistema ágil, flexível, e que inclui telemetria de redes e visualização da performance de aplicações, bem como a adição de APIs. “A Arista oferece soluções de alta performance com buffers profundos e baixas latências, [o que ajuda os gestores] a lidar com a complexidade dos data centers mais modernos”, complementa o relatório.

De acordo com o Gartner, “As soluções para redes de data centers oferecem conectividade lógica, ou conectividade física para data centers empresariais. As necessidades técnicas dos data centers têm evoluído rapidamente após um período de estabilidade na arquitetura, que durou ao menos 15 anos. Enquanto que a velocidade, densidade e escala aumentaram muito neste período, a infraestrutura acabou sendo desenvolvida em uma arquitetura de aplicação em três camadas, a qual não sofreu muitas alterações.”

Ainda segundo o Gartner, empresas como Google, Facebook e Amazon deram origem à “hiperescalabilidade” , mudando o paradigma de serviços em TI. As empresas têm mirado mais o futuro e agora tentam aumentar a agilidade, melhorar a gestão, ou reduzir o legado. A influência e a experiência que a hiperescalabilidade na nuvem trouxeram transformações efetivas para o mercado de redes, impondo a adoção de novas arquiteturas, tecnologias e fornecedores que entreguem soluções de ponta.

Para ler todo o relatório, clique aqui.

Sobre o Quadrante Mágico Gartner

O Gartner não endossa nenhum fornecedor, produto ou serviço citado em suas publicações de pesquisa e não recomenda aos usuários de tecnologia selecionar somente os fornecedores com a mais alta qualificação. As publicações de pesquisa do Gartner refletem exclusivamente as opiniões da organização de pesquisa e não devem ser entendidas como afirmações baseadas em fatos irrefutáveis. O Gartner se isenta de qualquer garantia, expressa ou implícita, com relação a essa pesquisa, inclusive garantias de comercialização ou adequação a um propósito específico.