A importância do CIO evoluiu nos últimos anos, passando de um diretor de tecnologia para uma posição de responsabilidade pelo uso da TI para direcionar resultados dos negócios. Ainda assim, muitos líderes de TI ainda não conseguem abrir mão do controle de seus sistemas e softwares para adotar mais tecnologias digitais e se concentrar mais na direção do uso de tecnologias, ou seja, à liderança.

A tecnologia está cada vez mais presente nas empresas como um todo e não mais sob o domínio do departamento de TI. Não é mais a TI a única responsável pelos gastos com tecnologia. Outros departamentos também se tornaram consumidores e controladores de tecnologias. O consumo de tecnologia passou a ser algo aberto e não mais algo escondido por unidades de negócio específicas.

Ao longo desse processo de adoção de tecnologias por meio de toda a sua estrutura, os CIOs têm perdido o controle total e a “posse” da tecnologia. Fornecedores de serviços, softwares e plataformas na nuvem oferecem a oportunidade de líderes de TI abrirem mão do controle de ativos não críticos e agora precisam mudar seu estilo de liderança e sua percepção do valor da TI para a empresa.

Outsourcing permite que CIOs possam liderar

A adoção de sistemas de automação e o outsourcing de frentes da TI podem ajudar CIOs a se tornarem líderes em vez de controladores do TI corporativo. Outra maneira é se livrar do controle de sistemas velhos que não são críticos para a empresa ou não oferecem nenhuma diferenciação em relação aos concorrentes.

Por meio do outsourcing é possível transferir o controle de sistemas e processos que foram construídos ao longo de décadas de operação. Uma iniciativa bem executada de outsourcing também traz mais eficiência e acesso a especialistas com expertise não encontrada internamente, além de reduzir custos operacionais.

Porém, para que essa relação funcione, é preciso que os CIOs abandonem a ideia de que tomar posse, operar e rodar seus próprios sistemas internamente é o melhor para o negócio. Também é preciso abandonar medos, como os relacionados à segurança na nuvem, e abraçar sistemas, recursos e desenvolvedores externos.

Com V3