A adoção corporativa de infraestruturas de TI na nuvem pode mais que dobrar nos próximos anos, chegando a 26%. As informações são de uma pesquisa realizada pela BetterCloud. O estudo também descobriu que mais de metade das pequenas e médias empresas pretendem rodar 100% de seu departamento de TI na nuvem dentro dos próximos cinco anos.
A pesquisa foi feita com 1.500 profissionais de TI de empresas de mais de 50 países. Apesar de os resultados mostrarem uma rápida adoção da nuvem, isso vai depender de uma série de fatores.
Cerca de 12% das empresas atualmente tem todo o seu TI na nuvem. Em 2020, 62% esperam rodar todo o departamento na nuvem. Apenas uma minoria de organizações acredita que nunca vão ter todo o seu TI na nuvem.
As empresas que usam os apps do Google se mostraram duas vezes mais suscetíveis a trabalharem completamente na nuvem hoje. Além disso, um número maior de empresas que usam os apps do Google disseram que pretendem ter seu TI na nuvem nos próximos cinco anos, cerca de 66%, contra 49% entre as empresas que não usam os apps do Google.
Outros fatores que influenciam a adoção da nuvem incluem o tamanho e a idade da empresa. Um número significativamente maior de empresas mais novas são suscetíveis a adotar a nuvem e menos propensas a serviços legados nos quais já investiram.
Quase 96% dos negócios com menos de cinco anos planejam rodar sua infraestrutura de TI na nuvem em 2026, enquanto apenas 50% das grandes empresas tem essa intenção.
Aplicativos na nuvem
Quando se trata de aplicativos na nuvem, a pesquisa mostra um cenário diferente. As empresas maiores esperam ir de 18 para 52 aplicações na nuvem em 2015, um crescimento de 185%. Enquanto as pequenas e médias empresas esperam um aumento de 86%.
Aproveitando a tendência de crescimento, o mercado tem se preocupado em oferecer uma grande variedade de soluções baseadas na nuvem para entender empresas de diversos tamanhos com as mais variadas necessidades corporativas.