Já passou o tempo em que a maior preocupação dos gestores de TI era a continuidade dos negócios e a segurança da informação. Na era da nuvem, os data centers também geram receio em relação ao consumo crescente de energia.
Profissionais de TI estão constantemente explorando novas maneiras de cortar custos e as técnicas de gerenciamento de energia trazem grandes oportunidades de agregar valor ao negócio e reduzir custos operacionais. Essa ênfase em consumo energético só tende a crescer ao longo dos anos. Confira algumas das técnicas para reduzir o consumo de energia no data center moderno:
Uso de processadores de menor potência
Versões de processadores com menor voltagem podem aumentar a performance e reduzir até 10% do consumo de energia do data center. Uma estrutura fixa de resfriamento e o upgrade dos equipamentos também ajudam a reduzir o consumo de energia.
Meça o PUE
O Power Usage Effectiveness (PUE) é uma das métricas usadas para medir a eficiência do data center. Os dados de PUE oferecem insights sobre os esforços da empresa no aumento da eficiência, pois trazem informações sobre a energia consumida por equipamentos como servidores e dispositivos de armazenamento.
Balanceamento dos servidores
É preciso que haja um balanceamento entre a densidade dos servidores e de outros equipamentos, considerando a disponibilidade energética, o resfriamento e o espaço no data center. Se o ambiente de servidores está muito denso, vai usar mais eletricidade para alimentar e resfriar o espaço.
Fontes de alimentação de alta eficiência
Se a eficiência das fontes de alimentação é alta, menos energia é perdida na conversão do soquete em recursos para a TI. As fontes de alimentação são, por padrão, dimensionadas pelas fabricantes para dar conta do máximo de configurações. É importante entender os requisitos atuais para fazer uma compra que otimize as configurações dos sistemas instalados.
Exemplos de novas tecnologias capazes de reduzir o consumo
Empresas como Google, Microsoft e Facebook mostram que é possível construir data centers altamente eficientes, com uma PUE de quase 1.1. Para lidar com a urgência da questão, organizações estão focando na eficiência do design da arquitetura, dos equipamentos, do sistema de resfriamento e outros elementos.
Algumas das arquiteturas de data centers modernos mais eficientes (Corrente alternada e Corrente direta), assim como novas tecnologias em desenvolvimento como o silício fotocônico e Wide Band Gap (WBG), capazes de reduzir o consumo de energia.
Com CXO Today