Migrar um data center não é uma tarefa fácil. Realocar o software e o hardware não é algo simples e exige análise de riscos relacionada ao novo ambiente, à compatibilidade, à rede em geral e outros possíveis problemas.

Qualquer migração tem como principais perigos a demora e a perda de dados. O investimento dedicado deve refletir o nível de riscos para os negócios e sistemas. Um bom planejamento e alguns testes antecipados podem ajudar a executar uma migração sem grandes problemas.

Um bom planejamento é baseado na escala de riscos, que geralmente depende da importância das aplicações hospedadas. O extremo seria, por exemplo, uma operação de controle de tráfego aéreo, que deve funcionar 24 horas por dia. O nível mais baixo seria um sistema empresarial interno, que suporta interrupções.

Os riscos afetam o investimento necessário para a migração. É preciso que haja um ambiente de testes, uma equipe de data center exclusiva para o fim e licenças adicionais de software. O teste no novo ambiente serve para se certificar de que as aplicações vão se comportar corretamente.

Também é preciso considerar a capacidade de recuperação de desastres de sistemas críticos.

Exploração

Além de estudar os riscos técnicos, é preciso entender em que consiste o ambiente e como ele interage com outros sistemas. Com o tempo o conhecimento de alguns componentes pode ser perdido. Algumas boas aplicações trabalham por décadas sem interrupções, fazendo com que o conhecimento de seus componentes se perca ao longo do tempo, principalmente se quem trabalhou no seu desenvolvimento já deixou a organização, por exemplo.

É importante dedicar tempo para explorar os componentes das aplicações legadas, incluindo o hardware em que estão instalados. Se todos os componentes não estiverem presentes após a migração, podem não funcionar corretamente quando ligados.

Aplicativos legados nem sempre se adequam ao novo ambiente. Se seus apps foram feitos para hardwares mais antigos, por exemplo, sua migração terá ainda o dilema de como movê-los para um equipamento moderno.

Rede

Parte do planejamento de migrar qualquer aplicação inclui pensar em como ela irá se encaixar na nova rede. As considerações incluem: configurações de firewall, domínios, latência e outros. Por isso, um ambiente de teste é aconselhável para que o sistema seja testado em seu novo local antes de ser ligado.

Latência

Dependendo da natureza de uma aplicação, a importância da latência pode ser negligenciada. O acesso a um único arquivo pode levar menos de um segundo, mas se uma aplicação precisa de centenas de arquivos em sequência, o processo pode levar alguns minutos. Se uma aplicação é migrada para um local distante, a latência pode se tornar um problema e um servidor adicional e recursos de virtualização podem ser necessários.

Com Data Center Knowledge