A convergência de nuvem, dados móveis e do big data têm proporcionado novas oportunidades para as empresas que oferecem para seus clientes e empregados modos de interação que antes eram inimagináveis. Pessoas, coisas, máquinas e processos estão se tornando cada vez mais conectados, criando um canal permanente entre o mundo real e da dimensão virtual, revolucionando a forma como interagimos com tudo, não só na esfera privada, mas também no contexto de trabalho e negócios.
No centro desta revolução está a Internet das Coisas (IoT), que permite que você crie novas gerações de soluções em diversos campos. Globalmente, o volume de negócios associado a este mercado (sensores, serviços, plataformas e analytics) vai crescer de US$ 1,3 trilhão em 2013 para US$3.040 bilião dólares em 2020, com uma taxa de crescimento anual de 13%. Os dados fazem parte de um relatório divulgado pelo IDC.
O relatório define a Internet das Coisas como uma rede com terminais exclusivamente identificáveis que interagem sem intervenção humana, usando uma conexão IP, tanto local como globalmente. Com o desenvolvimento da Internet das Coisas, várias estratégias dos principais fornecedores de TI(?) levarão a uma melhor compreensão das necessidades dos consumidores, aumentando sua satisfação e o crescimento do faturamento da empresa.
Esta revolução implica uma profunda transformação dos processos de produção e uma maior convergência entre o sistema industrial, tecnologias TIC e infraestrutura de comunicações. De acordo com a IDC, ao longo dos próximos anos, dispositivos, sensores, aplicativos e dados centraisvão ganhar mais espaço no ambiente tecnológico, onde a evolução será impulsionada pela capacidade de experimentar e colaborar das empresas mais inovadoras.
O relatório observou que as oportunidades apresentadas pelo IoT está atraindo atenção generalizada entre ambos os fornecedores tradicionais e não tradicionais de TI que procuram tirar partido das oportunidades de receitas emergentes. O mercado vai contar com serviços inovadores para criar soluções verdadeiramente valiosas da Internet das coisas. A estrutura do ecossistema IoT inclui dispositivos tais como sistemas de vigilância inteligente, equipamentos de rede, serviços de rede, aparelhos e produtos de software.
Com Cloud Times