Os benefícios da nuvem são amplamente conhecidos entre os empreendedores e executivos. Porém, algumas inseguranças freiam os investimentos nos serviços baseados na nuvem e vários mitos levam a projetos ineficazes que trazem pouco retorno.

Confira alguns mitos da nuvem ainda levados a sério:

Os dados estão mais seguros locais do que na nuvem

A segurança é uma das maiores preocupações dos tomadores de decisão. No entanto, alguns servidores de serviço na nuvem oferecem altos níveis de segurança, muitas vezes mais altos que os oferecidos pela rede local, a menos que a empresa conte com um time de experts em segurança da informação.

Quando os dados vão para a nuvem, é impossível tirá-los

Muitos tomadores de decisão em TI acham que, depois de dar início à implantação de uma nuvem pública, é difícil retirar os dados caso seja preciso. Isso foi verdade um dia, porém, hoje existem várias ferramentas para facilitar a migração de ou para uma nuvem pública.

A nuvem deve ser usada para tudo

Não se pode esperar grandes benefícios de simplesmente mover aplicativos virtualizados do data center para a nuvem. Segundo declarou David Mitchell Smith, vice presidente e pesquisador do Gartner, nem todas as aplicações e fluxos de trabalho se dão bem na nuvem. A recomendação dele é focar nos resultados desejados e avaliar caso a caso. Isso pode resultar na adoção da nuvem pública, nuvem privada ou até na ausência de projetos na nuvem.

Virtualização é o mesmo que nuvem privada

Nuvem privada é diferente de virtualização principalmente porque a nuvem é um serviço, não uma tecnologia. A nuvem não exige que nos preocupemos com a tecnologia subjacente do serviço oferecido. A virtualização é uma tecnologia importante, mas não é obrigatória. A nuvem requer um serviço de interface muito bem definido.

É impossível controlar a localização dos dados na nuvem

Quando se dirige empresas globais, os dados costumam viajar por todo o mundo. A menos que a empresa tenha seu próprio data center em múltiplos países, vai depender de CSPs em cada localidade. Isso não impede que os administradores saibam onde estão salvos seus dados. Isso requer transparência do fornecedor. É essencial saber onde estão seus dados e como são protegidos, tanto no data center, quanto em trânsito.