O big data é uma das soluções que mudarão o futuro dos negócios. Algumas empresas já estão tomando decisões, desenvolvendo estratégias, e mudando os seus planos futuros como forma de atingir os consumidores nessa área. No entanto, apesar da importância da análise de dados nos negócios, apenas 29% das empresas pretendem ampliar suas operações de negócios nos próximos anos – embora acreditem que o big data seja importante na tomada de decisões.

De acordo com o relatório Insights Internet 2015, elaborado pela Accenture e GE, 65% das empresas usam o big data para controle de equipamentos e monitoramento de possíveis problemas operacionais (tornando-se um pré-aviso de falhas tecnológicas do sistema); outros 62% usam apenas para coletar grandes quantidades de dados de diferentes fontes.

O potencial do big data vai além de simplesmente servir para o futuro da tecnologia – a ferramenta pode fazer muita diferença para as empresas. Um estudo realizado pelo Gartner declarou recentemente que 73% das empresas planejam no futuro aderir ao big data. Para o instituto, poucas áreas tecnológicas tem potencial para melhorar a situação financeira e posição comercial global de uma empresa como o big data.

O estudo também revela o que as empresas esperam do big data nos próximos anos. De acordo com o levantamento, 49% dos entrevistados indicaram que acreditam que o big data irá ajudá-los a criar novas oportunidades de negócio, enquanto 60% estão convencidos de que o big data irá melhorar o desempenho econômico por meio de uma melhor gestão da empresa.

Estas previsões estão em linha com o que as empresas têm esperado da repercussão do big data no mundo dos negócios. O aumento dos lucros, utilização de recursos e experiência do cliente são alguns dos principais pontos de melhoria que o big data pode proporcionar.

Com Cloud Times