Armazenar arquivos na web é uma prática cada vez mais comum, principalmente com a popularização de serviços de gerenciamento em nuvem. Entre os principais benefícios de substituir as soluções hospedadas localmente com recursos baseados em nuvem, é a redução das despesas operacionais. Porém é preciso que essa administração seja feita de forma correta para que os ganhos sejam maiores.

Diferentes nuvens, diferentes deveres

Muitas empresas acreditam que ao se mudarem para uma solução nuvem, o papel de gestor de TI vai embora. A verdade é que, eles ainda são responsáveis por um monte de demandas. As funções de um gestor de TI na nuvem podem variar de acordo com o tipo de serviço que sua empresa esteja utilizando. Usuários de IaaS (Infrastructure as a Service), por exemplo, não precisam se preocupar com a manutenção de hardware, mas permanecem utilizando praticamente todo o restante do trabalho.

Ferramentas administrativas também podem ser um problema com as soluções PaaS (Platforme as a Service), uma vez que tiram de suas mãos o gerenciamento do sistema operacional e o deixam responsável apenas pelo suporte do aplicativo. Se você não tem as ferramentas certas e não possui nenhuma maneira de monitorar e gerenciar o desempenho, então não é possível saber que tipo de experiência seus usuários estão tendo nas diferentes regiões que você atende.

Com o SaaS (Serviço Software), os administradores estão isentos de aplicações OS, mas podem enfrentar alguns desafios no gerenciamento de identidade. Toda vez que alguém saia da organização, é preciso que a empresa retire desses colaboradores as suas credenciais de acesso. Isso ajudar a evitar o prejuízo da empresa ter de identificar e desativar dezenas de contas em todos os produtos SaaS com o uso inadequado.

As empresas podem simplificar o seu papel na gestão de qualquer serviço em cloud que desejam implantam, seguindo algumas diretrizes básicas:

  • Escolha soluções de cloud computing que suportam as ferramentas existentes;
  • Reduzir o orçamento e tempo para treinamento de pessoal;
  • Implantar um bom sistema de gestão de identidade e acesso (IAM);
  • Intensificar as soluções de IaaS para PaaS.