A cloud computing está promovendo uma grande mudança não só no cenário de TI, mas também nas operações de negócios e dentro do próprio data center – onde a tecnologia começa.

Seja no design, no hardware ou no compartilhamento de localização, a nuvem tem impactado profundamente praticamente todas as facetas do data center moderno. Além de possibilitar inovação, a tecnologia também abre as portas para novas abordagens e oportunidades para operadores e proprietários.

Conheça cinco maneiras como a nuvem está transformando o data center moderno:

Design

Em um mundo movido a dados, a latência, a performance e a qualidade não podem ser comprometidos. O consumidor atual tem feito com que os fornecedores ofereçam infraestruturas com exigências muito específicas para servir efetivamente as necessidades dos clientes.

Compartilhamento de localização

Historicamente, ofertas de serviço de compartilhamento de localização têm sido desenvolvidas em torno de modelos contratuais rígidos de serviços de entrega, forçando consumidores a se comprometerem com ofertas de pouco espaço ou obrigando-os a pagarem por espaço extra que não usaram. Em resposta à agilidade oferecida pela nuvem e à demanda crescente por serviços mais flexíveis, o compartilhamento de localização também começou a evoluir. Muitas empresas oferecem serviços de microcolocation para dar aos consumidores soluções do tamanho ideal para cada necessidade.

Hardware

Para muitos operadores de data center, a energia ainda é o custo número um dentro de uma instalação moderna, além de também ser uma preocupação ambiental chave. Hoje, a nuvem possibilita novas alternativas para melhorar a eficiência energética dos data centers.

Consolidação

A indústria do data center é muito cíclica; a chegada de novos players no mercado geralmente é seguida por uma consolidação generalizada. Com o aumento de data centers especiais, fornecedores estão focando em seus modelos de negócios ou serviços gerenciados.