No mundo atual, uma empresa não pode se dar ao luxo de ter interrupções em sua infraestrutura de TI. Mesmo que por apenas alguns segundos, a baixa performance de serviços já é o suficiente para que até os clientes mais fiéis desistam.

O que as empresas podem fazer para evitar esse desastre? Conheça a seguir quatro passos para prevenir interrupções de infraestrutura de TI e manter seus serviços sempre funcionando:

Preveja e previna

A melhor maneira de evitar perder receita, reputação e clientes é prevenir interrupções, especialmente aquele tipo de falha de rotina que não pode levar a culpa em um desastre maior. Colete e analise máquinas, energia, logs, uso e custo de dados, com particular ênfase à performance e ao consumo de recursos. Avalie sua atual capacidade em detalhes. Trabalhe com unidades de negócios voltadas para o cliente para identificar tendências de uso baseadas no histórico de dados e aproveite-os para planejar iniciativas futuras.

Assim, é possível aplicar os dados em análises preditivas e munir os profissionais de TI com informações capazes de mostrar quando uma interrupção pode acontecer devido ao uso excessivo ou à falhas da máquina.

Projeções inteligentes baseadas em dados revelam efeitos em cascata de previsão de crescimento ou picos de tráfego. Previsões precisas permitem prover os recursos necessários para atender à demanda de forma cuidadosa e rentável.

Analise a resposta, não a utilização

Com tantos dados sendo gerados no data center, pode ser difícil entender o que analisar, e o TI é frequentemente desviado por métricas que só contam uma parte da história. É preciso focar em desempenho e não na utilização da máquina. Entenda como, quando e por que os clientes visitam seu site e como esperam que ele funcione. Investigue as atuais expectativas e experiência do usuário final. Se planeja iniciativas de futuros negócios, certifique-se de que entende seus objetivos e quais necessidades do usuário final a mudança deve abordar.

Planeje

Antecipe impacto de vendas, promoções e novas aplicações em visitas no site, picos sazonais e diários. É essencial colaborar com as unidades do negócio (marketing, vendas, operações etc) ao fazer esse tipo de planejamento. Ao planejar upgrades na arquitetura, inclua tempo e recursos para rodar simulações para ter uma ideia precisa de como será seu desempenho para o usuário final sob diversas circunstâncias.

Teste

Testar, assim como planejar, requer tempo e recursos que podem ser de difícil justificativa. É importante lembrar que testes completos e com alvo podem revelar uma série de incompatibilidades, falhas e problemas de capacidade.

Os testes devem ser feitos antes e depois de cada mudança ou upgrade. Executar repetidamente testes em diferentes cenários pode ajudar a prevenir perdas de clientes e receita que geralmente resultam da falha nos serviços.