Como saber se a aquisição de novas tecnologias pode valer o custo e os riscos do investimento? Os ganhos podem vir de vários pontos, como a redução de custos ou o aumento na eficiência e produtividade, mas devem de maneira geral compensar o valor gasto para atingir esses objetivos.
Existem vários passos que podem ser avaliados antes de se investir em produtos e serviços de TI. Esses pontos ajudam a reduzir os riscos do fracasso de um projeto, bem como de garantir que os novos investimentos impactem significativamente o trabalho dentro da empresa.
Identificar o objetivo da empresa ao investir em um serviço de TI
Ao contatar fornecedores de TI, a empresa deve deixar bem claro quais são as principais dificuldades enfrentadas atualmente e quais os obstáculos que impedem a empresa de progredir. Vamos supor que uma empresa identifique que sua rede precisa se tornar mais rápida, já que o seu negócio está sendo impactado por concorrentes que possuem redes mais ágeis. A empresa fornecedora de serviços em TI poderá sugerir a implementação do SDN (software defined network) como uma solução para ganhar competitividade.
Estabelecer um time multifuncional para gerenciar a tecnologia
Ao nomear diversos profissionais com várias experiências no mercado responsáveis pela gestão em TI, você ganha a vantagem de reunir diferentes perspectivas. Ao formar um time, faça questão de recrutar profissionais que não só tenham o conhecimento do negócio, como também um entendimento claro do que é necessário para ganhar competitividade – e que estejam dispostos para realizar recomendações difíceis quando necessário.
Identificar os riscos e quantificá-los
Ao planejar o investimento em uma nova tecnologia, faça cálculos que revelem o risco tanto em adotar quanto em não adotar. É fundamental que nessa etapa um especialista seja contratado para apontar os problemas comuns que serão enfrentados no caso de implementar a nova tecnologia.
Mudanças processuais são muitos comuns ao se adotar novas tecnologias. Mudanças, por exemplo, na adoção do SDN e de funções de virtualização de rede aconteceram de maneira significativa nos últimos anos. Esteja preparado para desenvolver projetos de mudança que geralmente não ocorrem sem alguma resistência corporativa.