A Internet das Coisas, e tudo o que faz parte desse universo, incluindo máquinas inteligentes e impressão em 3D, estão na lista anual da Gartner que aponta as tecnologias estratégicas que virão para o próximo ano.

A lista com as dez tendências de tecnologia para 2015 concentra-se em fundir o mundo real com o virtual, o que isso representa para os analistas e o tipo de TI que deve surgir para lidar com os novos recursos. Confira:

1. Computação onipresente. Essa tecnologia simplesmente será representada pela possibilidade de acessar as potencialidades da computação em qualquer lugar.

2. A Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês). A Internet das Coisas tem enorme potencial para valorizar os negócios. É recomendado que organizações de TI comecem a experimentar e se aprofundar em ideias para desenvolver usos para sensores e dispositivos conectados.

3. Impressora 3D. A tecnologia está presente desde o ano de 1984, mas só agora está amadurecendo e remessas estão sendo solicitadas. Mesmo que consumidores de impressoras 3D ganhem muita atenção, o uso em escala corporativa realmente agregará valor para a empresa.

4. Análises avançadas, disseminadas e invisíveis de aplicativos. Cada aplicativo hoje em dia é um aplicativo com potencial analítico.

5. Sistemas ricos em contexto. Conhecer o usuário, a sua localização, o que eles fizeram no passado, suas preferências, conexões sociais e outros atributos se tornam dados para futuras aplicações.

6. Máquinas inteligentes. A inteligência artificial continua a avançar como uma das áreas mais proeminentes no setor de tecnologia.

7. Computação em nuvem. O papel da computação em nuvem ganhou maior relevância e vai crescer ainda mais no próximo ano.

8. Software defined-networking. Não é mais possível sustentar códigos fechados e pré-definidos. O setor de TI necessita montar dinamicamente a infraestrutura.

9. TI em escala virtual. Essa é uma tendência parecida com a adoção de modelos usados em provedores grandes de computação em nuvem.

10. Segurança. Em particular, a defesa de dados corporativos.

Com Computer World