O ano de 2014 foi marcado por uma série de inovações e tendências de tecnologias. De óculos inteligentes para relógios conectados, o ano foi repleto de novas tecnologias conceituadas na ficção científica que se tornaram realidade no cotidiano das pessoas.
Essas realizações têm mostrado que o nosso apetite para a inovação continua tão forte como nunca, e que o nosso mundo está se tornando cada vez mais dependente das redes nas quais concentram essas tecnologias. Mas o que podemos esperar de novidade para 2015?
A ascensão do New IP
Estamos na vanguarda de um novo paradigma para a rede. Não é segredo que o futuro está em novos modelos de computação móvel, computação em nuvem e Internet das Coisas, e isso, por sua vez, leva a uma grande mudança na rede. Em 2015 vamos ver esse esforço começar para valer, com a ascensão do New IP que está mais alinhada com a evolução do resto da TI e com base nos princípios de abertura e escalabilidade ao ser orientada por software e hardware otimizado.
SDN e NFV terão grandes avanços
Durante o ano passado o Software Defined Networking (SDN) e Network Functions Virtualization (NFV) começaram a se firmar como o futuro das infraestruturas de rede. Em 2015, a expectativa é que o SDN e NFV realmente assumam esse papel como uma das tendências de tecnologia. Esses conceitos revolucionarão a forma como se operam as redes de telecomunicações no mundo, respondendo às mudanças da crescente demanda no tráfego dos usuários e das empresas. A rede do futuro será multiservice, multi-tenant e controlada por software. Os padrões abertos e interoperáveis devem subir em popularidade ao longo de 2015, fazendo os clientes optarem por uma maior possibilidade de escolhas e flexibilidade.
A Internet das Coisas como negócios de impacto
Em 2014, vimos a Internet das coisas começar a tomar forma e essas tendências de tecnologia só tem a aumentar em 2015. As empresas estão começando a se preparar para lidar com uma rede cada vez maior de dispositivos conectados na geração e acesso de dados. Muitas dessas tecnologias conectadas serão trazidas para redes corporativas ou públicas existentes, aumentando os investimentos em infraestrutura que suportem esses avanços. O tráfego de dados também está evoluindo para se tornar mais desestruturado e com isso as organizações irão precisar de uma maior flexibilidade e controle dinâmico para gerenciar a Internet das Coisas.
Continue lendo no próximo post mais algumas tendências tecnológicas para 2015.
Com It News