O desafio inicial que empresas enfrentam quando decidem mudar para a nuvem é escolha do melhor fornecedor de IaaS (Infrastructure as a Service) para o seu negócio.
Se você é um CIO veterano, você provavelmente já foi convocado a interagir pessoalmente com um profissional responsável pelo fornecimento de serviços gerenciados de infraestrutura. A questão que sempre fica é, como qualificar soluções de IaaS? Como aumentar sua velocidade de inovação sem prejudicar o seu ambiente atual? Como migrar para a nuvem pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos empresariais? Veja abaixo os principais critérios para CIOs a na hora de escolher um fornecedor de IaaS:
Entenda o nível de SLA (Service Level Agreement) do seu fornecedor
Na nuvem pública, SLAs cobrem uma gama de elementos que afetam o seu serviço, tais como desempenho, alta disponibilidade e segurança. Agora que mais empresas estão migrando para a nuvem, fornecedores de nuvem estão sendo pressionados a criar e respeitar as orientações de SLA que realmente atendam às necessidades de seus clientes corporativos. É o trabalho do CIO garantir que o SLA seja realista e aberto para negociação.
Encontre o equilíbrio entre desempenho e custo
Embora todos saibam que custos menores e mais flexíveis são características conhecidas da nuvem, se você realmente quiser maximizar os custos, o seu ambiente de nuvem precisa ser executado da maneira mais eficiente possível. Você deve se esforçar constantemente para encontrar novas formas de reduzir custos, desde que você continue a cumprir com as necessidades das cargas de trabalho (por exemplo, desempenho, segurança e disponibilidade). Além disso, você deve ser capaz de providenciar recursos com base em objetivos de negócios, como o desempenho diferenciado entre os ambientes de desenvolvimento – e teste – e produção.
Migrar para a nuvem não acontece da noite para o dia
Você precisa aprender sobre como o seu ambiente vai funcionar na nuvem antes que quaisquer cargas de trabalho possam ser transferidas, além de preparar o ambiente de tal forma que possa ser capaz de estender ou migrar para a nuvem pública. Como CIO, é o seu dever garantir que a migração seja bem-sucedida e que você saiba utilizar as ferramentas de gerenciamento de nuvem certas para que haja transparência total no que está acontecendo, tanto on-premises quanto na nuvem.
Faça seu dever de casa
Quando você escolhe um novo fornecedor, é importante verificar se ele tem casos reais de sucesso, e que desses casos práticos, pelo menos um seja aplicável ao que sua empresa precisa. O que você deve fazer principalmente é procurar por referências; mas na nuvem, você primeiro precisa entender a sua necessidade para depois encontrar qual fornecedor pode atender com qualidade as lacunas na infraestrutura de TI. Certifique-se de investigar os detalhes técnicos de suas necessidades específicas (por exemplo, conformidade, regulamentos, segurança, etc.), a fim de realmente compreender como determinados fornecedores lidam com outros clientes em situações semelhantes.
Considerações finais: Transparência é a chave
A fim de entender se um determinado fornecedor é certo para você, você também deve saber se você tem as ferramentas certas para gerenciar e controlar a infraestrutura e serviços do fornecedor. Você pode fazer isso tentando calcular seus custos de nuvem, ou o que eles vão se tornar, e certificando-se de que as ofertas do seu fornecedor sirvam aos seus objetivos.