Em tempos de uso de diversos dispositivos como computadores, celulares e tablets para várias atividades, a computação em nuvem apresenta-se como ferramenta eficaz para reunir todas as informações sem a necessidade de dispositivos externos.

Entre as opções oferecidas atualmente pela computação em nuvem, estão programas e aplicativos que não precisam de instalação na máquina local para serem utilizados, bastando apenas uma internet com boa velocidade para serem acessados, como o Google Apps e o Office Live.

No entanto, a computação em nuvem pode apresentar alguns problemas quanto à violação da privacidade e acesso a dados sigilosos. Para evitar esse problema, algumas precauções podem ser tomadas.

Os ataques “water hole” são considerados os últimos truques para invasão e acesso de dados. Acontecem por meio da inserção de exploradores em sites confiáveis que são acessados frequentemente por funcionários de uma empresa, por exemplo. Para evitar esses ataques, é indicada a instalação de softwares que limitam a possibilidade de pontos de acesso.

Outro problema é a invasão de dados realizada pelo governo ou outros espiões. Para evitá-la, é recomendado não deixar ninguém ter acesso às suas chaves criptografadas, nem mesmo o provedor da nuvem.

Também é importante usar soluções de segurança em nuvem que estão em regularidade com as leis de privacidade de informação aplicadas em seu país, evitando que esses dados sejam acessados de lugares não permitidos ou pontos muito diversos, como outros países que não tem ligação com sua empresa ou serviço.

Apesar das facilidades que a computação em nuvem oferece, a responsabilidade pela segurança dos dados ainda é do usuário. Para aumentar a segurança, é indicado o uso de tecnologias de chave criptografada, garantindo que o acesso seja feito apenas pelo responsável.

É inegável que o serviço em nuvem configure-se atualmente como uma solução prática e mais barata de armazenamento e acesso de informações, mas é importante garantir a segurança seja em nuvens privadas, comunitárias ou híbridas para garantir o sucesso e a privacidade de uma empresa.