A análise de big data costuma trazer grandes investimentos para uma empresa, seja com ferramentas que ajudarão a fazer o trabalho de análise ou com bancos de dados especiais para os infinitos dados coletados. No entanto, não é preciso ter medo de pensar em investir nesse conceito.

Uma das maneiras para começar a pensar em como inserir big data no seu negócio é pensar em como ele pode ajudá-lo a resolver um problema. O que você quer conquistar especificamente? Quer encontrar mais clientes? Definir melhor qual é o público para direcionar o marketing? Depois de definir um objetivo, fica bem mais fácil saber em quais ferramentas investir de maneira segura.

Pode ser difícil encontrar os dados certos para atingir seus objetivos. Na maioria dos casos é possível desenvolver uma hipótese do que pode solucionar o seu problema e investir inicialmente apenas em uma ferramenta para testar seu palpite. Caso o teste falhe, pelo menos você não investiu muito dinheiro em uma ferramenta muito complexa. Se o teste for bem sucedido, você já tem uma fonte de informações para usar em uma futura análise de big data.

A velocidade das ações tomadas com base nas suas descobertas são mais importantes do que a pura análise dos dados quando se trata de big data. Assim que um padrão é identificado, todas as partes da empresa devem agir em comum para fazer bom uso das informações assim que elas chegam. Caso contrário, o investimento será em vão.

Big data pode ser de grande ajuda até para empreendedores muito ocupados que julgam não ter tempo para se preocupar com a análise de dados e preferem guiar suas decisões de negócio por “instinto”. As informações obtidas por meio da análise de dados ajudam a dar uma visão melhor do mercado em que seu negócio está inserido, dando um panorama não só dos clientes, mas também dos concorrentes.

Com Forbes