Os investimentos realizados na gestão da computação em nuvem já fazem parte do orçamento anual das empresas. Organizações de todos os tamanhos e setores reconhecem o poder dessa tecnologia para reduzir custos e aprimorar a agilidade. Os organizações concluíram que as soluções e estratégias baseadas em nuvem estão diretamente amarradas à própria performance.

A redução na energia, em particular, é uma justificativa óbvia para a redução nos custos, de acordo com estudo divulgado pela Accenture alguns anos atrás. O estudo citou quatro fatores que permitem que a computação em nuvem diminua os gastos com energia e a emissão de carbono em comparação com as abordagens tradicionais de TI:

Provisão dinâmica: reduzindo recursos desperdiçados de computadores por meio de combinações melhores de servidores frente às demandas atuais.

Multi-locação: achatando picos relativos de cargas ao atender um grande número de organizações e usuários em uma infraestrutura compartilhada.

Utilização do servidor: operando servidores com altas taxas de uso.

Eficiência do data center: utilizando designs avançados de data center que reduzem a perda da força por meio de resfriamento e condicionamento.

Em adição a essas abordagens, outras iniciativas da indústria de TI, como o resfriamento e data centers modulares, estão aperfeiçoando o consumo de data centers. Empresas que se beneficiam com a nuvem também assumem um papel importante para tornar o setor de TI mais sustentável ao reduzir significativamente o consumo de energia.

O que está claro também é que soluções em nuvem públicas, privadas ou híbridas podem ainda contribuir para reduzir rastros de carbono no lugar de abordagens convencionais de TI onde os servidores e outras infraestruturas são massivamente inutilizadas. O estudo da consultoria Accenture apontou inclusive que organizações podem reduzir as emissões de carbono de 30% a 90% por meio de aplicações baseadas em nuvem a partir das novas soluções em TI em comparação com aplicações convencionais de TI.

Não é surpresa, portanto, que empresas tenham encontrado nas aplicações de computação em nuvem uma maneira de combinar eficiência econômica em conjunto com a agilidade necessária para executar os processos corporativos.

Com PowermoreDell