Independentemente do tamanho da empresa, da indústria ou da estrutura, muitos projetos hoje em dia infelizmente ainda são selecionados e iniciados em departamentos isolados um do outro, sem considerar o impacto da estratégia ao considerar o todo. Quais são os riscos de iniciar projetos dessa maneira? Empresas correm o risco de ter mais de um departamento competindo pelos recursos do projeto, incluindo pessoas e tecnologias, e também entrando em conflito com prazos e os objetivos.
A boa notícia é que há algumas estratégias comprovadas no mercado que ajudam a avaliar corretamente os projetos de TI. Veja quais são:
É necessário se envolver no planejamento estratégico
O primeiro passo para executar o programa é o profissional se envolver no planejamento estratégico desde o início. O gestor de TI deve sentar com as lideranças da empresa para compreender melhor o rumo do negócio, o momento que a empresa vive, e a visão geral da organização. Pode ser necessário promover mais de uma sessão para obter insights valiosos.
Identificar os objetivos principais do projeto
Os projetos de TI podem ser elaborados por inúmeras razões. Algumas dessas razões são: ganhar competitividade; reduzir custos e riscos; aumentar a eficiência das operações; atender a implicações de legislação e gerar oportunidades de crescimento. É importante conversar com gestores de TI para identificar qual desses objetivos é mais interessante e urgente para a empresa.
Determinar os fatores que podem impactar o sucesso do projeto
Fatores adicionais que devem ser cuidadosamente considerados são: retorno sobre o investimento; fundos de orçamento; recursos disponíveis e tempo; além de considerar também se há limitações técnicas ou deficiências. O orçamento das empresas e o prazo para execução dos projetos quase sempre são os maiores impedimentos para investir em novas tecnologias de TI. Alguns projetos, inclusive, podem ter que esperar em razão de depender do sucesso de outros projetos.
Fechar o ciclo
Depois do projeto ser cuidadosamente medido e priorizado, e antes mesmo de começar a ser implementado, os gestores de TI responsáveis devem se reunir novamente a fim de revisar todas as conclusões e metas delineadas. Essa última etapa serve justamente para que gestores possam adicionar novas considerações sobre o planejamento de modo a garantir que todos estejam em sintonia com o que foi combinado.
Com NetworkWorld