Embora ainda exista um certo debate quanto aos benefícios de curto prazo da SDN, muitas empresas têm tido uma agradável surpresa ao perceber que não precisam esperar dois ou três anos para ver o progresso. As aplicações SDN já são uma realidade, deixando claro que as empresas podem e devem começar sua transição para SDN agora.

De acordo com um relatório divulgado no início deste ano, pela Enterprise Strategy Group (ESG), intitulado “Tendências de segurança de rede na era do Cloud e Mobile Computing”, onde foram entrevistadas mais de 321 empresas de segurança que trabalham em organizações empresariais (ou seja, mais de mil funcionários) sobre suas estratégias de segurança de rede, o SDN está no centro de investimentos para este ano.

Quando perguntado se as suas organizações já fizeram a implantação ou estão planejando implantar a tecnologia SDN, 22% disseram que já foi implantado, 39% estão testando a tecnologia, 23% estavam planejando implantar dentro dos próximos 24 meses, e 12% não tinha planos, mas estavam interessados ​​em implantar no futuro. Além disso, o levantamento estima que 87% das empresas norte-americanas pretendem ter SDN em seus centros de dados em 2016.

Mesmo que seja uma tecnologia em expansão, o SDN está chegando rapidamente ao mercado. O SDN – incluindo infraestrutura de redes e camadas de aplicações, e até soluções de monitoração e serviços profissionais – é um mercado de apenas US$ 360 milhões no momento, podendo chegar até US$ 3,7 bilhões até 2016 na avaliação do Gartner.

Em 2015 começaremos a ver o crescimento do SDN e as primeiras implementações desse conceito em redes de telecomunicações em todo o mundo. Este será um passo enorme, que poderá impulsionar a SDN para alcançar uma massa crítica; esperamos SDN implantada em redes submarinas globais para permitir serviços mais dinâmicos, como jamais visto no passado.

Com NetWork World