A necessidade de acesso à internet ainda é um dos principais desafios da computação na nuvem. Com o crescimento do acesso à web em várias partes do mundo, a Cloud Computing pôde crescer saudável nos últimos anos. No entanto, em regiões em que os pacotes de dados ainda têm preços elevados e funcionam com dificuldade, a nuvem pode demorar para se desenvolver e gerar pouca redução de gastos para os contratantes.
A segurança dos dados também é uma das preocupações de quem evita Cloud Computing em sua empresa. Todos que possuem poder sobre uma conta de Cloud Computing são responsáveis pela sua segurança. Para o contexto digital atual, é necessário ficar atento a alguns ataques de hackers, capazes de invadir sistemas e assumir o controle sobre infraestruturas inteiras de TI. Felizmente várias companhias fornecedoras de serviços na nuvem têm se preocupado cada vez mais com o acesso seguro dos usuários, oferecendo mais recursos para impedir que seus dados sejam acessados pelas pessoas erradas.
Também há a preocupação com os locais em que as informações são salvas. Em Cloud Computing não é possível saber em qual servidor um dado está salvo, ele pode estar em qualquer lugar do mundo. Enquanto essa questão pode não ser importante para o usuário comum, para governos e grandes corporações ela pode ser um problema grave. É preciso entender como os servidores na nuvem funcionam para especificar onde cada dado está salvo, tarefa que pode ser bem difícil.
A pouca informação que indica sobre o local em que os dados estão salvos, no entanto, não sinalizam que não estejam seguros. Companhias fornecedoras de serviços na nuvem aprimoram seus serviços todos os dias para garantir cada vez mais segurança para os dados de seus usuários.
Outra dificuldade da computação na nuvem tem sido chegar a empresas pequenas. O mercado tem se preocupado em oferecer uma grande variedade de soluções para atender empresas com as mais diversas necessidades. Assim, o proveito da nuvem depende apenas de selecionar a solução que mais atende às suas necessidades.