Em relação aos serviços prestados ao cliente, é possível notar os benefícios proporcionados pelo alavancamento de dados em diversas áreas.

Educação: algumas faculdades e universidades estão analisando o big data para identificar alunos em risco e, em seguida, fornecer suporte para mantê-los no caminho certo para a graduação. A Universidade do Estado do Arizona relata altas taxas de conclusão de cursos de seus estudantes de baixa renda desde a implantação de um programa orientado de dados.

Saúde. Os hospitais estão recorrendo a dados do paciente para conectar pontos que anteriormente eram deixados a parte. Um melhor conhecimento e avaliação eficiente dos fatos díspares sobre os pacientes em risco pode significar a diferença entre a intervenção oportuna e a perda do tratamento.

Finança. Recomendações personalizadas e alertas derivados do big data estão ajudando grandes acionistas a ficarem mais engajado com suas carteiras. O Big Data permite que as empresas obtenham uma visão mais holística de cada cliente para atendê-los melhor. Após ver a imagem de 360 graus de como um cliente trabalha, é possível oferecer o conteúdo certo, na hora certa e por meio de canal direito, melhorando a experiência do cliente.

  1. Compras personalizadas

Amazon e Netflix já experimentam a navegação personalizada para as preferências pessoais e de histórias; espera-se que isso se torne a norma em todos os setores. Para os varejistas de vestuário, por exemplo, o resultado de big data pode ser simples, uma vez que não há mais risco de enviar e-mails sobre a venda de casacos de inverno para clientes em Miami. Em outros casos, os analistas estão processando milhares de pontos de dados para identificar e segmentar especificamente o mercado.

Setenta e nove por cento dos compradores norte-americanos esperam agora este nível de marketing personalizado de negócios, de acordo com um estudo de 2014 pelo provedor de marketing em nuvem AgilOne. Táticas eficazes citadas pelo estudo incluiram presentes de fidelidade baseados no histórico de navegação de cada indivíduo.

Ligando os pontos: passado, presente e futuro

Os consumidores se beneficiam de forma dramática com essa abordagem orientada de dados, mas apenas se as empresas conseguirem amarrar com sucesso o conjunto os dados que é tradicionalmente mantido em cantos isolados da organização: on-line vs. off-line, vendas vs. serviço ao cliente, etc. Ao analisar dados comportamentais do passado, as empresas estarão melhor se posicionando para fazer escolhas mais inteligentes e oferecendo descontos relevantes e experiências de compras que foquem o indivíduo, em vez de uma persona ou um segmento.