Os serviços em nuvem têm ganhado cada vez mais espaço no mercado. No Brasil, cerca de 41% das empresas já começaram a investir em algum modelo de tecnologia cloud, enquanto 42% pretendem investir até o final deste ano. Apesar do aumento da demanda, os números no país ainda são baixos se comparados aos mercados desenvolvidos.

As empresas têm procurado investir no modelo de cloud privada para garantir maior privacidade e segurança de suas informações. Porém, existe a perspectiva que o modelo híbrido cresça nos próximos anos como a melhor opção para as empresas. Essa tendência está alinhada ao aumento da percepção das empresas de que o melhor modelo de negócio dependente da necessidade que está sendo levada em consideração.

De acordo com relatório da Strategic Analysis of the Brazilian Companies Investments in ICT da Frost & Sullivan, as empresas brasileiras possuem hoje um melhor entendimento no que se refere à cloud computing, no entanto, ainda existe receio relacionado à falta de confidencialidade dos dados. O estudo analisou 313 empresas brasileiras com o objetivo de entender os interesses e a adoção em tecnologias como cloud computing, mobilidade, big data analytics, serviços de telecom e comunicação unificada.

Como a segurança é um fator chave para as empresas quando o assunto é cloud, alguns pontos como infraestrutura, conectividade e SLA são cruciais para os gestores na escolha de um provedor de cloud computing. Agora, o grande desafio dos provedores de cloud é conseguir transmitir a confiança de que o serviço é seguro.

Mesmo com o aumento de informação a respeito dos serviços de computação em nuvem, muitas empresas brasileiras ainda acreditam que enviar informações para a nuvem as deixam mais vulneráveis. A perspectiva da Frost & Sullivan é de que até o final de 2015, cerca de 66% das empresas brasileiras deverão realizar algum tipo de investimento em nuvem.

Com informações do Frost & Sullivan