Enquanto todos os aspectos de um negócio são importantes, nenhuma outra divisão é mais crítica para apoiar o crescimento de uma empresa do que o departamento de TI. Afinal, a maioria das empresas hoje têm infinitos dados cruciais para manter a empresa segura e eficiente, a fim de manter as coisas funcionando sem problemas.

É por isso que é tão importante que executivos de TI mantenham suas operações de data center com o nível mais alto de excelência para os próximos anos. Tendo isso em mente, podemos separar algumas das principais tendências para data centers em 2016. Veja algumas:

Os gabinetes devem permenecer em baixa temperatura

Com uma forte demanda por computação de alta densidade, armazenamento e redes em data centers, chegou a hora de atualizar os gabinetes. A nova onda de dados e aplicativos exigirá quantidades crescentes de energia e potência para manter centros de dados em uma temperatura ideal. Segundo o IDC, entre 2013 e 2020, o universo digital vai crescer de 4,4 trilhões de gigabytes para 44 trilhões. É mais do que dobro a cada dois anos! As técnicas de arrefecimento de centros de dados vão se tornar temas frequentes no setor de TI para os próximos anos.

Manter as cabeças nas nuvens

Há alguns anos atrás, falava-se da nuvem como um recurso com o potencial de “acabar” com o data center. No entanto, ao longo do tempo, temos visto que os data centers e a computação em nuvem não estão competindo entre si. Pelo contrário, essas duas tecnologias se complementam e precisam trabalhar juntas a fim de funcionar corretamente.

Vamos ver essa tendência transitar em 2016. Empresas baseadas em nuvem dependem cada vez mais de prestadores de serviço para apoiar as suas necessidades de armazenamento de dados de grande porte. Em 2020, a IDC concluiu que 40% dos dados no universo digital será “tocada” pela nuvem, significando que serão armazenados, talvez temporariamente, ou processados ​​de alguma forma.

CTOs vão conseguir dormir melhor à noite

Utilizar seu próprio data center, ou de fornecedores, será uma nova linha de pensamento para os executivos de tecnologia em 2016.

As empresas estão cada vez mais encontrando valor em ambientes de data centers que são suportados todos os dias da semana, monitorados por uma equipe técnica. A garantia do funcionamento do data center agiliza processos, economiza tempo e o dinheiro dos clientes. Além disso, possuir um data center, que é fisicamente local e pode ser fisicamente acessado, também ajuda a aliviar processos.

Construção e manutenção de um centro de dados pode ser um empreendimento caro para empresas de pequeno e médio porte. Em um relatório, o Gartner descobriu que os gastos dos sistemas de data center em 2015 atingiu 143 bilhões de dólares, com um aumento de 1,8 por cento a partir de 2014. Então, agora, mais do que nunca, é a hora de utilizar um data center com o potencial de ajudar a crescer e proteger o seu negócio de modo que você possa se concentrar em outros aspectos de sua empresa.

Com Data Center Knowledge