Ao desenvolver um projeto de outsourcing de TI, muitas empresas hesitam em colocá-lo nas mãos de uma única empresa fornecedora. O ato de permitir com que uma única empresa execute um projeto de TI pode parecer antiquado e não faltam riscos para essa abordagem. No entanto, em alguns casos, ter uma única organização à frente da transformação pode ser a melhor opção.

Entre as razões para evitar que uma única empresa execute o projeto estão aspectos que requerem expertise em áreas específicas e mudanças técnicas, organizacionais e funcionais ou mesmo conhecimento industrial específico que não podem ser fornecidos por uma única empresa.

Além disso, empresas com forte apelo para os negócios podem não ser as melhores em desenvolvimento e teste ou vice versa. A contratação de uma única empresa também pode limitar a capacidade de minimizar custos, dificultar a prestação de contas e manter a qualidade.

No entanto, algumas organizações precisam de programas transformativos e nem sempre é viável executá-los por meio de vários fornecedores. E há alguns casos em que delegar o projeto a uma única empresa é a melhor opção. Expertise em softwares especializados pode estar com apenas uma empresa.

Alguns tipos de projeto podem naturalmente tender a um único fornecedor. Isso acontece, por exemplo, ao implementar uma plataforma SAAS. Nesse tipo de projeto há menos necessidades de desenvolvimentos e testes e muito mais foco na agilidade de configuração. Há também empresas que prefiram trabalhar com uma única organização para ter mais clareza.

Reduzindo riscos ao estruturar um projeto de outsourcing de TI em larga escala

Há várias maneiras de estruturar um projeto reduzindo os riscos e mantendo a alavancagem de uma organização como provedora única.

Especificamente ao adotar um único fornecedor, as empresas podem se proteger se comprometendo apenas com uma pequena parte do trabalho que pode ser especificada e planejada a curto prazo.

Ao limitar o escopo do trabalho ao que pode ser especificado em atividades que podem ser facilmente controladas, o fornecedor se compromete a oferecer um serviço bem controlado por um fee fixo. Os compradores, por outro lado, ganham o conforto de saber o que vão receber e de que terão seu orçamento seguro.

As atividades entregues permitem que o cliente possa avaliar como serão feitas as próximas etapas do projeto, permitindo que novas negociações possam ser feitas para cada próxima fase do programa.

Com Network World