O crescimento de tecnologias como big data e BYOD (bring your own device) estão mudando a maneira como os data centers são gerenciados. Para lidar com a crescente quantidade de dados, gestores de TI estão aderindo ao SDN, uma nova abordagem de design, construção e gerenciamento de redes virtuais que separa o controle da rede de um hardware físico.
O SDN é visto como uma arquitetura adaptável e vantajosa capaz de lidar com a natureza dinâmica das aplicações atuais.
O impacto do software e da virtualização para a infraestrutura física de dados
Em um sistema definido por software, em que a rede, o armazenamento e os servidores estão virtualizados, os pontos de definição do ambiente não são mais físicos. Substituindo os componentes físicos, o TI fica mais dinâmico e flexível, mas também mais sensível.
Virtualização, cloud computing e SDN tem um grande impacto na confiabilidade da infraestrutura física do data center. Em um ambiente SDN, sistemas tradicionais dificilmente são ágeis o suficiente para dar conta de switches virtuais.
Equipamentos versáteis e elásticos são necessários para possibilitar a natureza dinâmica e flexível do SDN. Usando sistemas modulares de alta performance energética, os gestores de data center podem otimizar a disponibilidade e evitar paralisações desnecessárias.
Infraestrutura convergente: Uma nova abordagem para infraestrutura de TI para SDN
Em um data center definido por software, após uma virtualização, equipamentos de TI legados não precisam ser cortados, mas podem ser otimizados para suportar servidores virtuais. Colocar mais hardwares para resolver o problema apenas aumenta a complexidade e os custos e não resolve a questão. É necessária uma nova abordagem de infraestrutura de TI.
Consolidando os componentes da infraestrutura de TI em uma única plataforma otimizada com uma central de gerenciamento, algo geralmente denominado como “infraestrutura convergente”, é possível aumentar a sua utilização e reduzir custos.
Quando a infraestrutura legada de TI não serve para SDN, uma infraestrutura convergente permite planejar, construir e permitir que os componentes suportem seu crescimento.
A importância da gestão da infraestrutura de data center na era SDN
Além de implementar o sistema de infraestrutura convergente, os gestores de data center devem considerar a integração de um software de gerenciamento de infraestrutura de data center (DCIM). Esse tipo de software permite mais visibilidade de todo o data center e um melhor gerenciamento de eficiência e disponibilidade.
Sem um DCIM, o SDN cria um ambiente mais complexo e crítico que pode dificultar sua gestão apropriada, colocando dados em risco de paralisação e perda de capacidade.