Enquanto gigantes como Facebook e Google falam muito sobre como estão revolucionando seus data centers com a implantação de software-defined networking (SDN), quando se trata de outras empresas, a história é outra. Isso ocorre porque as empresas ainda lutam com recursos limitados, aplicações legadas e culturas arraigadas em que mudanças radicais não são fáceis.
Conheça alguns obstáculos enfrentados pelas organizações na implantação do SDN corporativo:
O desafio da inovação
Em grandes organizações, em que a cultura tradicional predomina, mudanças são inimigas. No fim, a rede acaba não entregando valor para os desenvolvedores e poucos deles querem se envolver.
Durante o evento Open Networking Summit Thursday, realizado em junho deste ano, Vesko Pehlivanov, VP de serviços e estratégia de tecnologia da Credit Suisse, afirmou que a rede é uma função de apoio para as camadas mais altas, o que significa que sua transformação deve ser direcionada por uma transformação mais ampla na nuvem.
Construir redes para um novo modelo de nuvem requer automação para escalabilidade e eficiência, mas também apresenta riscos. Diferente das gigantes de tecnologia, algumas empresas não desenvolvem muitas novas aplicações e devem carregar uma série de sistemas existentes com eles. Ou seja, há pouco espaço para inovação.
Rapidez x Segurança
Operadores de rede confiam em interfaces de linha de comando, mas a série de aprovações que elas precisam para fazer mudanças consome muito tempo. Durante o Open Networking Summit Thursday, Colin Constable, estrategista de tecnologia do Deutsche Bank Labs, desafiou a indústria de redes a focar menos em recursos e mais em autonomia. “A rede devia ser uma fundação sólida que nunca falha”, afirma.
O SDN mantém a promessa de menos comandos. Constable notou que grandes empresas tendem a ser adversas a riscos, o que pode levar a estagnação. Em comparação, empresas como Google e Facebook são menos adversas a riscos. Ao mesmo tempo, a página de erro do Facebook não afeta seus usuários da mesma maneira que a página de erro de um banco afeta seus clientes.
Progresso, mas lento
Apesar dos obstáculos, a NSA está implantando SDN em seu campus e data centers. A agência fez uma decisão estratégica de que a centralização por meio de OpenFlow seria a chave.
No último ano, a agência implantou SDN em uma pequena área de seu campus. Levou um ano para que fosse feita uma expansão da tecnologia. Em breve, a agência prevê estender seus esforços à WAN, um uso mais fácil de SDN, mas que também precisará de novas políticas.
Ainda assim, as empresas estão se movendo lentamente na direção do SDN.