Os profissionais de TI são cada vez mais pressionados para minimizar recursos mantendo uma infraestrutura de alto desempenho. Para isso, a virtualização traz algumas das melhores opções de soluções de baixo custo e eficiência energética.

Conheça as cinco melhores práticas em virtualização:

Planeje sua virtualização baseada em fatos

Antes de começar seu projeto de virtualização, avalie o uso de recursos de suas aplicações. Virtualizar sistemas sem conhecer o CPU load padrão, o uso de disco e uso de rede pode levar a baixas performances de rede e desperdício de recursos. É preciso se assegurar de que não há muitas máquinas virtuais rodando em um único host, resultando em desempenho fraco, ou poucas máquinas virtuais rodando em um único host, o que pode levar a desperdício de recursos ou servidores desnecessários.

Não pense em virtualização como um coringa

Virtualização pode economizar custos, mas nem todas as suas aplicações são adequadas para um ambiente virtual. Por exemplo, aplicações com computação pesada não são boas candidatas à virtualização. Para identificar quais aplicações devem permanecer em seus servidores e quais podem ser movidas para ambientes virtuais, é preciso observar o volume e o caráter de transmissões saindo e entrando de cada aplicação.

Conheça o status de sua rede

Um ambiente altamente virtualizado vive ou morre com base em sua eficiência ou dependência de dados da rede. Problemas com suas máquinas virtuais podem ter origem em uma falha de hardware ou em um problema com sistemas operacionais. Ajuste sensores de monitoramento de seus servidores host e sistemas operacionais para alertar quando seu status estiver alterado. Assim é possível minimizar o impacto de falhas antes que se tornem críticas para a disponibilidade da rede e da aplicação.

Estabeleça uma base para os padrões de tráfego

Ambientes virtuais não podem tolerar sobrecargas na rede ou falhas nos switches. Análises de tráfego oferecem projeções de uso a longo prazo e ajudam a antecipar aumentos no tráfego e a necessidade de melhorar recursos antes que haja impacto nos níveis de serviço. Estabelecer bases é essencial para analisar a saúde e o sucesso de qualquer projeto de virtualização.

Inclua suas máquinas virtuais em sua prática de monitoramento unificado

Uma vez que suas aplicações foram movidas para servidores virtuais, expanda o monitoramento de sua rede além dos dispositivos físicos até as máquinas virtuais, seus serviços e aplicações. Monitore o desempenho da infraestrutura virtualizada de maneira proativa, como parte de uma visão unificada.

O Data Center Architecture Assessment Service da Broadtec ajuda a entender o atual estado de sua arquitetura e determinar quais alterações podem ajuda-lo a atingir seus objetivos de negócio e de TI. Entre os benefícios do trabalho da Broadtec está uma transição mais fácil para um data center virtualizado.

Com It Business Edge