O budget global de TI deve crescer cerca de 2,2% no próximo ano, segundo uma pesquisa do Gartner feita com aproximadamente 3 mil CIOs ao redor do mundo. Os dados foram revelados durante o Symposium/ITxpo, uma grande conferência do instituto realizada em Orlando, nos Estados Unidos, no início de outubro.

O analista do Gartner, Dave Aron, no entanto, disse que o crescimento de 2,2% estimado para 2015 ainda não é o suficiente e que muitas empresas ainda não conseguiram deixar de lado a mentalidade de que a TI se trata apenas da automação de processos.

O budget do departamento de TI no mundo tem tendido ao negativo nos últimos cinco anos, segundo os dados do Gartner. Os números persistem apesar da importância cada vez maior atribuída à tecnologia na criação de novos produtos, algo notado em empresas de todas as indústrias.

Mais dados revelados durante o evento

Durante o Symposium/ITxpo, o analista do Gartner ainda revelou que também é estimado um crescimento de 16% a 37% na “receita digital”, um termo que engloba uma grande variedade de atividades, como Internet das Coisas, analytics, robótica e qualquer produto vendido por meio de um canal digital.

Os dados ainda mostraram que 40% dos CIOs são os líderes da transformação digital da empresa, e mais de 30% são líderes de inovação.

Outra informação revelada pelos dados é uma possível “crise de talentos”, citada por 65% dos CIOs entrevistados. Para o Gartner, a recomendação é que as empresas se aproximem mais das universidades e ofereçam mais programas com mentores e job rotation.

Durante o evento, Dave Aron e o vice presidente de pesquisa do Gartner, Graham Waller, revelaram dados do relatório Building the Digital Platform: The 2016 CIO Agenda. Entre a lista de “afazeres” dos CIOs no próximo ano, estão a criação de uma plataforma bimodal. De acordo com a pesquisa, em 2016 40% dos CIOs farão parte da jornada bimodal.

Com Computer World