Assim como a TI muda rapidamente, as equipes precisam adquirir cada vez mais habilidades em áreas como gerenciamento de dados, segurança de dados e comunicação. Os Profissionais de TI são constantemente chamados para ajudar na transição dessas mudanças para novas tecnologias, como nuvem, SDN e redes wireless e, por isso, precisam sempre aprender e se adaptar.

Confira alguns papéis que deverão ser preenchidos pela equipe de TI no futuro:

  • Tradutores: Esses profissionais eliminam lacunas de comunicação entre a tecnologia e os usuários finais. Sua função é tornar o jargão tecnológico mais compreensível;
  • Intermediador de colaboradores: Devem fomentar a conectividade entre as empresas que dependem de funcionários remotos e fornecedores. Eles deverão ajudar a garantir a continuidade da infraestrutura apesar da força de trabalho espalhada em diferentes localidades;
  • Líderes digitais: São os representantes dos interesses do departamento de TI nas reuniões com os executivos e devem garantir que a empresa esteja preparada para as novas tecnologias;
  • Armazenadores de dados: Devem cuidar do gerenciamento de dados para usuários finais e empresa, ajudando a organização a dar sentido a todos os dados;
  • Guardiões dos dados: É responsável pela segurança dos dados, que representam um grande risco de violações.

Forme bons times de TI

Nem sempre as melhores equipes de TI são as que têm os profissionais mais talentosos. Para formar uma boa equipe, o mais importante é que o grupo como um todo tenha um bom conjunto de habilidades e uma boa “química”.

Essa boa “química” não se refere a modos semelhantes de pensar. Na verdade, as melhores equipes são incentivadas a desenvolver pontos de vista conflitantes. Empresas que não abraçam o conflito em suas culturas costumam ter funcionários que concordam com tudo durante as reuniões, mas depois reclamam sobre as péssimas ideias expostas.

O ideal é incentivar a comunicação honesta entre os indivíduos, de maneira que cada um possa dar opiniões conflitantes sem ser temperamental ou emotivo. Além de criar a cultura certa, veja outros aspectos importantes na formação de bons times de TI do futuro:

Habilidades complementares

Profissionais bons em todas as frentes de trabalho são achados raros no mercado de trabalho. A maioria das pessoas é boa em uma ou duas frentes. Enquanto alguns são melhores em produzir resultados, outros são bons em pensar estrategicamente, por exemplo.

É preciso evitar que se contratem profissionais muito parecidos, sempre com as mesmas habilidades. O ideal é ter uma mistura não só de pontos de vista conflitantes, mas de diferentes capacidades que juntas ajudarão a empresa a alcançar melhores resultados.

Com Network Computing