O gerenciamento de rede praticado na maioria das empresas, com o uso de sistemas de gerenciamento de rede comuns, apresenta uma série de problemas capazes de afetar as Redes Definidas por Software (em inglês, Software-Defined Networks – SDNs).

Isso ocorre porque o gerenciamento de configurações de SDNs é totalmente diferente da abordagem de configuração “enlatada” geralmente disponibilizada pelas soluções de gerenciamento de rede. Esses produtos raramente incluem opções para definir políticas sobre as quais as configurações devem ser desenvolvidas. Para a SDN é essencial definir políticas para que haja configuração e operação apropriadas.

Outra reclamação comum em relação aos sistemas de gerenciamento de rede é que eles não oferecem informações úteis e utilizáveis. Considere, por exemplo, um display Top-N de utilização de interface que é útil até o momento em que precisamos de dados sobre o período coberto pela análise. A análise com feita com base em dados coletados nos últimos cinco minutos, na última hora? Determinar essa informação pode tomar um bom tempo da equipe de TI.

O resultado do uso desse tipo de solução é um gerenciamento e um monitoramento problemático de uma SDN moderna.

Como deve ser o gerenciamento de SDN

Os sistemas de gerenciamento de SDN devem ter recursos essenciais como, por exemplo, autoconfiguração (exigindo configurações mínimas do administrador), autodescoberta (descobrir automaticamente a rede), identificação de links de infraestrutura e servidores chave (pode ser por meio de análise de tráfego – volume, QoS, inputs do administrador), monitoramento de métricas chave automaticamente, mecanismo de definição de políticas e informações sobre a saúde do sistema de controle da SDN.

Alguns desses recursos existem em sistemas de gerenciamento de rede, porém, funções úteis, como agrupamento automático de dispositivo e interface, raramente são encontradas nesse tipo de solução. Em SDN esses recursos são importantes, pois a tecnologia se baseia em agrupamentos similares.

A visibilidade é essencial no gerenciamento de SDN. Uma das soluções disponíveis no mercado para oferecer mais visibilidade e controle é o EOS CloudVision, um software simples e completo de automação de redes na nuvem que se integra a soluções de controles SDN para garantir orquestração de workload e automação de workflows.

Com No Jitter