Pela primeira vez na área de TI empresarial, a rede ganhou importância. As gerações anteriores, que apostavam naquele conjunto mainframe-PC-cliente-servidor, enxergavam a rede apenas como hardware. A atual “geração nuvem, virtualização e mobilidade” tornou o hardware apenas mais uma mercadoria a ser gerenciada, promovendo a velocidade, escalabilidade, flexibilidade e capacidade de resposta.
Para muitas empresas, a infraestrutura de rede foi construída a partir de computadores poderosos e independentes. Projetado para o mundo relativamente estático de cliente-servidor, eles são pobres em gerenciar o tráfego de rede, as formas híbridas e descentralizadas de TI e uso de dispositivos móveis na empresa.
O SDN é a chave da infraestrutura definida pelo software e que permite a empresa ter uma rede ágil. A tecnologia é uma forma inovadora de construção e gestão de redes com a maior parte da inteligência centralizada e tem o potencial para revolucionar os data centers, fornecendo flexibilidade. A maior parte dos controladores de SDN oferece uma integração plena e total com as principais plataformas de gerenciamento de nuvem.
Na rede, o SDN separa em partes os dados de rota das partes que controlam e monitoram o roteamento em si. Uma tarefa comum faz o trabalho pesado, enquanto uma tela de gerenciamento separada cria e executa redes virtuais. Novos switches, roteadores e serviços são implementados como software sem a necessidade subjacente de alterações de hardware, enquanto a capacidade e conectividade podem ser adicionadas como mercadorias sem forçar grandes mudanças na configuração.
Isto proporciona à rede todas as vantagens que os data centers virtualizados apreciam. A gestão centralizada e a automação melhoram a eficiência e reduzem os custos, ao remover camadas inteiras de configuração do dispositivo da vida cotidiana. Melhoria da adaptabilidade e implantação rápida aperfeiçoam requisitos de rede, tais como a educação dos novos serviços ou reposta rápida a uma ameaça ou incidente de segurança. A administração de rede pode se tornar totalmente orientada por políticas, ao invés de girar em torno de configurar e monitorar dispositivos individuais.
Com Vanilla Plus