O gasto mundial com TI deve aumentar para US$ 3,8 trilhões em 2017, de acordo com estimativas do Gartner. O aumento da criticidade da TI para os negócios e o consequente aumento do budget do departamento tem dado aos CFOs e CEOs a impressão de que os investimentos estão fora do controle, gerando perguntas como: “Deixo de investir e corro o risco de ficar para trás em relação aos meus concorrentes? Quanto esse investimento vai agregar ao meu negócio?”.

Levando em consideração só os gastos com tecnologias corporativas, uma pesquisa do banco britânico Barclays mostra que o budget dedicado à compra de novos equipamentos deve crescer 6,7% em 2017 em relação ao ano passado, chegando a US$ 2,1 trilhões. Apesar de as vendas de hardware estarem caindo, o gasto com software tende a crescer, podendo chegar a US$ 4,5 bilhões em 2017, 17% a mais que os US$ 3,8 bilhões gastos em 2014.

Diante disso, é cada vez mais importante que os CIOs saibam justificar seu budget cada vez maior. A chave é entender as pressões às quais CFOs estão submetidos e demonstrar o valor da TI para o negócio.

A TI é naturalmente cara

Além das preocupações em relação ao valor agregado pelos investimentos em TI, é de conhecimento dos CIOs que os custos operacionais com a TI já são bastante altos. O departamento é, por exemplo, um dos que mais gasta com energia elétrica, portanto, já é responsável por um grande custo extra.

Para os CFOs isso faz muito sentido, mas, para os CIOs, pode ser frustrante ver um aumento de custos sem, no entanto, sentir um aumento de suas capacidades. Por isso, os líderes de TI precisam adotar uma nova abordagem para comprovar as contas do departamento, em que os custos são tratados como custos de negócios e demonstram precisamente o retorno de investimento de suas decisões.

Valor da TI para o negócio

Isso não se aplica apenas na manutenção da infraestrutura e dos serviços existentes, mas também em projetos de implantações futuras. Para quê expandir as capacidades do data center, por exemplo, se não há garantia de que isso trará benefícios para o negócio e os melhores custos possíveis?

Um dos maiores problemas enfrentados pelos CFOs para tomar decisões em relação a serviços de TI é que eles não são medidos em termos de benefícios para os negócios. Entendendo os custos de cada opção para o negócio de maneira geral, o CIO pode prever precisamente os resultados dessas decisões para a empresa como um todo, podendo aconselhar o CFO em decisões estratégicas a longo prazo, oferecendo insights.

Com Data Center Knowledge